24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

ALBA-TCP destaca fracasso dos EUA em convocar cúpula exclusiva

Alba-TCP, Cumbre, Américas, fracaso

ALBA-TCP destaca fracasso dos EUA em convocar cúpula exclusiva

Caracas, 12 de maio (Prensa Latina) O secretário-executivo da ALBA-TCP, Sacha Llorenti, destacou hoje o fracasso do governo dos Estados Unidos na convocação de uma Cúpula das Américas marcada por uma decisão política de excluir vários países da região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por meio de sua conta na rede social Twitter, o chefe da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América-Tratado de Comércio dos Povos, denunciou as intenções de Washington de impor seus interesses hegemônicos durante o encontro regional, marcado para 6 a 10 de junho na cidade norte-americana de Los Angeles.

“Nem cúpula nem das Américas. Falha a convocação dos Estados Unidos para uma reunião exclusiva que não busca suavizar os caminhos da integração americana, mas sim instrumentalizar todo o espaço em favor de seus interesses hegemônicos”, disse Llorenti na plataforma de comunicação.

O projeto do governo Joe Biden de não convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para a próxima reunião em Los Angeles fez com que vários governos da região anunciassem sua ausência da reunião se os anfitriões insistissem em sua reivindicação.

Os presidentes Andrés Manuel López Obrador (México), Xiomara Castro (Honduras) e Luis Arce (Bolívia), assim como a Comunidade do Caribe (Caricom), já se manifestaram a respeito.

Diante das tentativas de evitar a presença da ilha no evento regional, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, destacou que “o país anfitrião da Cúpula das Américas não tem o direito de impor exclusões arbitrárias”.

“Trata-se de uma decisão politicamente motivada que não tem outro suporte senão falsas acusações e padrões duplos para esconder sua verdadeira natureza, ligada à política interna e eleitoral dos Estados Unidos”, assegurou.

O ministro afirmou que Washington está promovendo um chamado plano regional de saúde para a próxima reunião de junho, “que negocia de maneira opaca” e lamentou que, com a experiência e reconhecimento internacional de Cuba nestes assuntos, não tenha sido incluído em sua negociação.

Ele também acusou a potência do norte de usar a pandemia para seus interesses políticos como aliado tático contra Cuba, país que pode apresentar em Los Angeles os resultados reconhecidos de sua colaboração médica com o mundo e seus sucessos na luta contra a Covid-19. incluindo suas próprias vacinas.

carro/wup/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.