25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia e Belarus definem o pagamento do gás em rublos

Rusia, Belarús, pago, gas, rublo

Rússia e Belarus definem o pagamento do gás em rublos

Moscou, 11 mai (Prensa Latina) O Ministério de Energia russo anunciou hoje que ele e seu homólogo bielorrusso alteraram o acordo de fornecimento de gás que define os preços do gás até o final do ano e estabelece pagamentos em rublos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Os documentos estipulam a transição para o pagamento do gás em rublos e determinam as condições para a formação dos preços do gás desde abril até o final de 2022”, disse à agência em sua conta do Telegram.

Por sua vez, o Ministro da Energia Nikolai Shulguinov enfatizou o desenvolvimento constante e o alto potencial de cooperação bilateral entre Moscou e Minsk em todas as áreas do setor de energia.

“A indústria do gás, é claro, continua sendo o carro-chefe de nossa cooperação. O lado russo continua a implementar plenamente seus compromissos no campo do fornecimento de recursos energéticos e implementa programas relevantes para formar mercados unificados”, enfatizou ele. A Armênia também começou a pagar pelo gás russo em rublos no mês passado, disse em 15 de abril o Ministro da Economia armênio Vahan Kerobyan.

Falando à agência de notícias RBC, o porta-voz russo da Gazprom, Sergey Kupriyanov, confirmou que a nova medida de Moscou permite à Armênia pagar pelo contrato de vários anos em rublos, uma “oportunidade” de que o país está “aproveitando”.

Em 31 de março, o presidente russo Vladimir Putin aprovou um decreto definindo um novo procedimento obrigatório para o pagamento do fornecimento de gás russo em rublos por compradores de países descritos como “hostis” por Moscou, mas outras nações interessadas no acordo também podem fazê-lo.

“Fornecemos aos empreiteiros desses países um esquema claro e transparente: para comprar gás natural eles devem abrir contas de rublo com bancos russos, e são essas contas que serão usadas para pagar o gás”, disse ele.

Segundo o chefe de Estado, a Rússia considerará uma violação de contratos se os compradores de seu gás, pertencentes ao grupo de países considerados hostis, se recusarem a pagar por ele em rublos.

Explicou que a nação eurasiática pretende aumentar a proporção de assentamentos em moeda nacional e naqueles de países que são parceiros confiáveis no comércio exterior.

Nas últimas semanas, as autoridades nacionais aprovaram um conjunto de disposições econômicas e financeiras para lidar com as mais de 6.800 medidas estrangeiras aplicadas contra o país, principalmente após o início da operação militar na Ucrânia em 24 de fevereiro.

mem/mml/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.