21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Johnson visita Finlândia e Suécia para discutir OTAN e Ucrânia

Reino Unido, Johnson, visita, Finlandia, OTAN; Ucrania

Johnson visita Finlândia e Suécia para discutir OTAN e Ucrânia

Londres, 11 de mai (Prensa Latina) O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, visitará hoje a Finlândia e a Suécia para atender aos desejos expressos por ambas as nações nórdicas de ingressar na OTAN em meio à guerra na Ucrânia.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

De acordo com Downing Street, o governante conservador britânico viajará primeiro para Helsinque e depois para Estocolmo, em uma viagem relâmpago de 24 horas.

Não se trata apenas da Ucrânia, mas da segurança da Europa em geral, disse um porta-voz do gabinete de Johnson, que negou, no entanto, que a visita tenha como objetivo pressionar os dois países a aderirem à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

A primeira-ministra finlandesa Sanna Marin planeja anunciar a decisão de seu governo sobre o assunto nesta quinta-feira, enquanto a líder sueca Magdalena Andersson pode fazê-lo no fim de semana.

De acordo com pesquisas, 70% dos finlandeses e 50% dos suecos apoiam a adesão à OTAN.

Finlândia e Suécia, dois países que durante anos adotaram um status de neutralidade, anunciaram seu desejo de se juntar à aliança militar liderada pelos EUA depois que a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia em fevereiro passado.

Como explicou então o presidente russo Vladimir Putin, as autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk pediram ajuda a Moscou para repelir o aumento da agressão e os intensos bombardeios de Kiev.

O Reino Unido, os Estados Unidos, a União Europeia e o resto dos aliados da OTAN acusam Putin de lançar uma invasão em larga escala contra o país vizinho e implementaram sanções económicas e financeiras contra a Rússia.

No caso de Londres, as medidas punitivas afetam milhares de pessoas e uma centena de empresas russas, incluindo meios de comunicação estatais como Russia Today e Sputnik.

ode/nm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.