27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Divulgam no México programação do encontro de solidariedade com Cuba

México, Cuba, encuentro, solidaridad, programa

Divulgam no México programação do encontro de solidariedade com Cuba

Cidade do México, 11 mai(Prensa Latina) O programa do XXVI Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba no sábado e domingo em Xalapa, Veracruz, foi divulgado hoje com o herói cubano Gerardo Hernández e Hilda Guevara, filha de Che, como convidados especiais.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Movimento Mexicano de Solidariedade a Cuba, organizador do evento, lembra em sua convocação que, 63 anos após o triunfo da Revolução, a palavra de ordem do povo cubano é a continuidade do processo que emergiu da madrugada vitoriosa de 1º de janeiro de 1959.

Uma nova direção guia o caminho do projeto revolucionário cubano acompanhado e guiado pela geração histórica heróica e incorruptível.

Recorde-se que esta nova edição do encontro nacional será presencial após a pausa forçada pela emergência sanitária.

Os organizadores destacam uma intervenção especial de Hernández, um dos cinco prisioneiros do império junto com Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González e René González.

De acordo com a programação, o evento começará na manhã de sábado com oferenda de flores e guarda de honra ao Mestre da América, José Martí, no monumento à sua memória no Camellón Central da Avenida Xalapa e Rua Tepic, na capital Veracruz.

Logo após, terá início a cerimônia inaugural a cargo da direção do movimento, na qual será ratificado a programação de atividades e debates, abrindo suas atividades com a conferência mestra “Validade do Pensamento de Che” da Dra. Aleida Guevara March.

A sessão da noite será dedicada às mesas de trabalho nas quais serão abordados três temas principais: Coordenação Nacional e Plano de Trabalho/ Luta contra o bloqueio / Estratégias de comunicação e Participação da Juventude solidária com Cuba.

Esta sessão se estenderá até tarde da noite com outra conferência mestra: “Guerra Cultural contra Cuba”, que tem como palestrante Omar Valiño Cedré, crítico teatral cubano, ensaísta, professor e editor.

No domingo, dia do encerramento, será exibido o documentário “El Cuate”, a pessoa que administrou o iate Granma que saiu de Tuxpan, Veracruz, com os 82 membros da expedição liderada pelo comandante em chefe, Fidel Castro. O próprio Cuate, Antonio del Conde, junto com os diretores do curta-metragem, também estará presente como convidado de honra.

Posteriormente, serão realizadas duas conferências, a primeira “Cultura e Revolução em Cuba” pelo etnólogo Miguel Barnet, e a segunda, “Juventude na continuidade da Revolução Cubana” por Yusuam Palacios Ortega.

Finalmente, serão lidos e aprovados os acordos alcançados, bem como uma Declaração Final do XXVI Encontro Nacional de Solidariedade com Cuba, que dará lugar à cerimônia de encerramento.

mem /lma/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.