28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Bolívia estará ausente na Cúpula das Américas

Bolivia, presidente, ARce, Cumbre, Américas, ausencia

Bolívia estará ausente na Cúpula das Américas

La Paz, 11 mai (Prensa Latina) O presidente da Bolívia, Luis Arce, estará ausente na IX Cúpula das Américas, considerando-a uma reunião exclusiva que não representa os valores de seu país e as necessidades da região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Coerente com os princípios e valores do Estado Plurinacional da Bolívia, reafirmo que uma Cúpula das Américas que exclua os países americanos não será uma Cúpula das Américas completa e, se persistir a exclusão das nações irmãs, não participarei da mesma”, escreveu o presidente em seu perfil no Twitter.

Estados Unidos, país anfitrião do encontro, decidiram excluir Cuba, Nicarágua e Venezuela sob o argumento de que são nações onde os direitos democráticos são violados.

A disposição de Washington gerou a rejeição de líderes e governos do continente e de organizações internacionais como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a Comunidade do Caribe (Caricom).

O presidente boliviano acrescentou a seus argumentos que seu país “baseia suas relações internacionais na Diplomacia Popular, com inclusão, solidariedade, complementaridade, respeito à soberania, autodeterminação e construção coletiva da Cultura do Diálogo e da Paz”.

O evento hemisférico se reunirá na cidade de Los Angeles de 6 a 10 de junho com uma agenda que abordará questões relacionadas à migração e saúde, pontos em que as nações excluídas têm muito a contribuir.

O anúncio do presidente boliviano de não comparecer à reunião põe em dúvida sua legitimidade, da qual também estará ausente o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, pelo mesmo motivo.

As nações integradas à Comunidade do Caribe também poderão não compararecer ao encontro, já que vários de seus líderes manifestaram sua insatisfação com a recusa da Casa Branca em convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela.

Os primeiros-ministros de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, de Trinidad e Tobago, Keith Rowley, e de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, expressaram-se em conformidade.

Analistas políticos se perguntam que tipo de Cúpula das Américas seria em Los Angeles com a ausência de tantos países, mas, Washington, com seu silêncio, parece minimizar os acontecimentos.

mem/avs/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.