19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Livro sobre a política de José Martí apresentado no Uruguai (+Foto)

Livro sobre a política de José Martí apresentado no Uruguai (+Foto)

Montevidéu, 10 mai (Prensa Latina) O legado político de José Martí para a humanidade brilhou hoje aqui novamente com a apresentação de um livro que o exalta, por seu autor, o mexicano Jorge Cuéllar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para isso, a Universidade da República (Udelar) e seu reitor Rodrigo Arim à frente, abriram espaço para um diálogo Martí, com a presença do ex-presidente uruguaio José Mujica e seu sócio e ex-senador da Frente Amplio Lucía Topolansky.

O livro, publicado para a recente Feira do Livro de Havana, com um prólogo de Frei Betto, promove o pensamento de Martí sobre política “como um dever e um serviço público, como a arte do possível sem deixar de sonhar, articulando ética e estética, humanismo e modernidade”.

Cuellar, reitor fundador da Universidade de Monterrey e da Universidade Latino-Americana José Martí, enfatizou o ensino do Mestrado aos jovens de que a política não pode ser conduzida com ódio, ignorância e ambição excessiva, mas deve, ao contrário, ser baseada em virtudes e valores e alimentada pela ciência.

Antes de Arim enfatizou a relevância de refletir sobre o legado do Herói Nacional de Cuba na realidade atual e a necessidade de os povos latino-americanos avançarem em direção à integração.

O embaixador cubano no Uruguai, Zulan Popa, lembrou o homem que foi cônsul deste país sul-americano em Nova York e que renunciou ao cargo para não comprometer o Estado, como gesto ético, antes de dedicar-se inteiramente à libertação da ilha, e caiu defendendo a soberania e a unidade pela qual fundou o Partido Revolucionário.

Em suas observações introdutórias, enfatizou que Cuba e México estão comemorando 120 anos de relações diplomáticas e a celebração dos 170 anos de Martí em 28 de janeiro e a 5ª Conferência Internacional para o Equilíbrio do Mundo.

Por sua vez, o embaixador mexicano, Víctor Manuel Barceló, traçou o trânsito frutífero por sua terra natal do poeta, jornalista, dramaturgo e essencialmente político sem ódio, que ali permaneceu até que a ditadura de Porfirio Díaz fosse entronizada. Em uma longa apresentação, se referiu à visita de seu Presidente Andrés Manuel López Obrador a Cuba, à homenagem a Martí e em defesa da inclusão participativa de todas as nações da região na Cúpula das Américas em Los Angeles.

A apresentação contou com a presença de outros diplomatas latino-americanos credenciados aqui e de intelectuais, incluindo os cubanos Enrique Ubieta e Teresa Melo.

jcm/hr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.