21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Liga Árabe acusa Israel de tentar mudar statu quo de Jerusalém

Liga Árabe acusa Israel de tentar mudar statu quo de Jerusalém

Cairo, 10 mai (Prensa Latina) O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, ratificou hoje seu apoio ao povo palestino após condenar as recentes declarações do governo israelense sobre seu suposto direito de controlar a Jerusalém Oriental.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Gheit expressou em uma declaração sua total desaprovação e forte rejeição a qualquer declaração ou posição israelense que tente mudar o status quo histórico e legal nessa área.

O funcionário respondeu assim aos comentários do primeiro-ministro israelense Naftali Bennett, que disse no domingo que todas as decisões relacionadas à Mesquita de Al-Aqsa e Jerusalém são tomadas exclusivamente por seu governo, independentemente de considerações externas.

Referir-se à suposta soberania israelense sobre Jerusalém Oriental e seus locais sagrados islâmicos e cristãos representa uma violação flagrante do direito internacional e das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, enfatizou Gheit.

O presidente do Parlamento Árabe, Adel bin Abdul Rahman Al-Asumi, falou na mesma linha, afirmando que esta área será a capital do futuro Estado da Palestina, como reivindica a maioria da comunidade internacional.

Continuaremos nosso apoio ao povo palestino enquanto pedimos pressão sobre Israel para acabar com a ocupação, disse ele.

O exército de Tel Aviv ocupou a parte leste da metrópole em 1967 e, desde então, mantém o território sob seu controle, apesar das resoluções do Conselho de Segurança.

De fato, em 1980 as autoridades israelenses declararam toda a cidade a capital eterna e indivisível do país, posição rejeitada pela comunidade internacional. De acordo com várias organizações não governamentais, cerca de 200.000 colonos judeus vivem nessa área e mais de 490.000 no resto da Cisjordânia ocupada.

jcm/rob/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.