27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Irã entre os cinco pioneiros em triagem neonatal

Irã entre os cinco pioneiros em triagem neonatal

Teerã, 10 mai (Prensa Latina) O vice-presidente da República Islâmica do Irã, Mohammad Eslami, nomeou hoje seu país entre os cinco principais estados na vanguarda da fabricação de kits de detecção neonatal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eslami, também presidente da Organização de Energia Atômica do Irã (AEOI), fez as declarações durante a cerimônia de abertura do projeto de produção de kits de triagem neonatal para distúrbios metabólicos.

“Graças aos esforços dos cientistas iranianos da AEOI e à cooperação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Azad, na província de Markazi, o país adquiriu o oxigênio-18 junto com a produção de água pesada em engenharia molecular”, disse ele.

O oxigênio-18 é um isótopo natural e estável alcançado por pesquisadores iranianos com base em estudos orientados a resultados, explicou o especialista.

Com base nessa experiência, pesquisadores locais conseguiram avançar na produção de kits, especialmente voltados à detecção de distúrbios em recém-nascidos.

O projeto levou um ano e os pesquisadores iranianos fizeram esforços extras e houve alguns investimentos, então hoje, o povo iraniano pode usar os kits para diagnosticar distúrbios metabólicos em bebês ao nascer, disse ele.

A Administração de Alimentos e Medicamentos do Irã emitiu licenças para a distribuição dos kits e, como a quantidade de produção desse item significa muito mais do que o necessário para o consumo no país, há planos de exportá-lo para outros estados.

O chefe da AEOI criticou a postura hostil do Ocidente sobre o projeto de água pesada no Irã e exerceu pressão excessiva sobre a República Islâmica para interromper seu desenvolvimento no país.

Como ele explicou, os argumentos apresentados pelos detratores fazem menos sentido a cada dia e mais quando alguns países do Leste Europeu tentaram desenvolver a mesma tecnologia.

Em conclusão, Eslami agradeceu “as sábias posições adotadas pelo Líder Supremo da Revolução Islâmica, o aiatolá Seyyed Ali Khamenei, em relação à tecnologia nuclear, que permite ao povo desfrutar dos resultados desse progresso em sua vida cotidiana”. rgh/ynr/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.