27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conselho Geral da OMC discute os desafios do comércio global

Conselho Geral da OMC discute os desafios do comércio global

Genebra, 10 mai (Prensa Latina) O Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) concluirá hoje sua reunião ordinária de dois dias para avaliar os desafios comerciais enfrentados por seus membros e preparar a próxima Conferência Ministerial.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante o dia de segunda-feira, o director-geral daquela organização, Ngozi Okonjo-Iweala, pediu aos seus membros que intensifiquem os seus esforços para alcançar resultados substantivos na próxima XII Conferência Ministerial da Organização (MC12).

O evento, que terá lugar em Genebra de 12 a 15 de junho, será um importante espaço para debater questões como a crise alimentar, a resposta credível à pandemia de Covid-19, as negociações sobre subsídios à pesca e a reforma da organização, entre outros.

Okonjo-Iweala insistiu que o mundo precisa de uma OMC responsiva, “uma que nos ajude a enfrentar os muitos desafios de nosso tempo e atenda às aspirações das pessoas a quem servimos”.

Os ministros presentes no MC12 podem dar um passo importante nesse sentido, disse.

Sublinhou que a OMC não realiza uma Conferência Ministerial desde o final de 2017, pelo que os trabalhos preparatórios serão úteis para ajudar a aproveitar os espaços de debate de uma reunião prevista para cinco anos.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Geral, Didier Chambovey, ressaltou aos membros que fazer da próxima conferência um espaço significativo não é apenas um objetivo comum, mas também uma necessidade.

“Vamos intensificar todos os nossos esforços para preparar e finalizar o máximo que pudermos nas próximas semanas antes da chegada de nossos ministros”, disse ele.

Muitas delegações reconheceram o trabalho considerável realizado no projeto de documento final que circulou no ano passado e destacaram a importância de preservar esses esforços na medida do possível, observou ele.

Como parte do debate, surgiu que as discussões sobre a proposta de isenção de propriedade intelectual para vacinas Covid-19 também se intensificarão durante este período, antes do evento de junho.

jcm/att/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.