17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola anuncia atividades para o centenário de Agostinho Neto

Angola anuncia atividades para o centenário de Agostinho Neto

Luanda, 10 Mai (Prensa Latina) O Governo de Angola apresentou hoje um amplo e diversificado programa para comemorar o centenário do nascimento do pai fundador desta nação africana e primeiro presidente da República, Antônio Agostinho Neto.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em todo o mundo são reconhecidos os seus valores como progressista, humanista, estadista e pan-africanista, disse na cerimônia o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.

A dimensão de sua luta e a relevância de seus ideais fazem da obra de Neto um legado atemporal, destacou o representante do Executivo, que elogiou a visão do líder político baseada em atender às necessidades do povo em primeiro lugar, bem como a prática da solidariedade com outras nações do continente.

De Almeida confirmou a celebração no próximo mês de uma conferência internacional sobre a vida e obra do ilustre patriota e intelectual, a reedição de importantes textos da sua produção literária (Sagrada Esperança e Renúncia Impossível) e a especial dedicação a ele do festival nacional de cultura em 2022.

Três eixos fundamentais distinguem as propostas de homenagem a Neto (17 de setembro de 1922 a 10 de setembro de 1979), explicou à imprensa o coordenador Márcio Daniel.

O país vai combinar as iniciativas da comissão interministerial, criada por ocasião do aniversário, das que estão a cargo das missões diplomáticas de Angola no estrangeiro, bem como as dos governos provinciais e da sociedade civil, assegurou.

Conforme indicado, o programa inclui a realização de concursos literários nacionais e colóquios internacionais, com a participação de renomados pesquisadores, incluindo membros de cátedras universitárias dedicadas ao ilustre escritor em diferentes partes do mundo.

Muitas propostas já viram a luz e outras estão na ordem do dia, pois é um ano inteiro para comemorar o nascimento do pai fundador da nação angolana, disse o especialista.

A cerimônia de apresentação do programa contou com a presença de deputados, dirigentes do Executivo nacional, funcionários de organismos internacionais e membros do corpo diplomático acreditado no país.

mem/mjm/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.