26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Somália se reúne para registro de candidatos presidenciais

Somália se reúne para registro de candidatos presidenciais

Mogadíscio, 9 mai (Prensa Latina) A Comissão Mista para a Eleição Presidencial da Somália abriu hoje o segundo de três dias dedicados ao registro de candidatos para ocupar o cargo do presidente Mohamed Abdullahi "Farmajo", que aspira a ser reeleito.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo a fonte, no dia anterior, uma dezena de candidatos veio registar-se para lutar a favor dos deputados bicamerais do Parlamento Federal do país no Corno de África.

No próximo domingo, dia 15, os 54 membros da Câmara do Senado e os 275 da Câmara terão que escolher na tenda Aficio de Mogadiscio, a capital, o sucessor de Farmajo ou ratificá-lo por mais cinco anos.

Na véspera em mensagem de vídeo, o chefe de Estado, cujo mandato expirou em abril do ano passado, prometeu acompanhar as mudanças iniciadas em 2017 na preservação da integridade territorial e da soberania nacional.

No entanto, seus críticos dizem que nos últimos cinco anos ele não recuperou nenhum território ocupado pelas forças extremistas do Al Shabab, que operam com absoluta liberdade nas áreas rurais do país de quase 16 milhões de habitantes.

“Envio a primeira chamada aos nobres deputados de ambas as câmaras, peço seus votos para vencermos juntos, e desenvolver nosso país e nosso povo, e continuar com a mudança que promovemos desde fevereiro de 2017”, disse Farmajo no vídeo. postado por seus seguidores.

A previsão é que o processo de inscrição seja encerrado amanhã. Cerca de 15 políticos manifestaram interesse em concorrer às eleições indiretas, incluindo os ex-presidentes Hassan Sheikh Mohamud e Sheikh Sharif Ahmed, e o ex-primeiro-ministro Hassan Khaire.

Outros concorrentes são o presidente do estado de Puntland, Said Abdullahi Deni, e o ex-ministro das Relações Exteriores, Abdirizak Mohamed.

Nas últimas cinco eleições nunca houve uma reeleição.

A Somália vive em instabilidade política desde que uma revolta de 1991 levou à derrubada do falecido presidente Mohamed Siad Barre.

Junto com os problemas de ingovernabilidade, o presidente eleito terá que enfrentar as ações violentas do grupo Al Shabab e os sucessivos ciclos de seca, que agora ameaçam sete milhões de pessoas.

rgh/ro/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.