19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Continua em Cuba aplicação de reforço contra Covid-19 em crianças

Continua em Cuba aplicação de reforço contra Covid-19 em crianças

Havana, 9 mai (Prensa Latina) A aplicação da dose impulsionadora da vacina anti-Covid-19 Soberana Plus, um imunógeno criado pelo Instituto de Vacinas Finlay (IFV), continua hoje em Cuba.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Segundo declarações feitas à Prensa Latina por Dagmar García, diretor de pesquisa do IFV, a decisão de proceder a uma nova inoculação se baseia nas evidências fornecidas pelo ensaio clínico Soberana Paediatrics.

O estudo, mostrou que seis a sete meses após receber o curso completo (duas doses de Soberana 02 e uma dose de Soberana Plus), esta faixa etária experimentou uma ligeira diminuição nos níveis de anticorpos.

Entretanto, acrescentou, em crianças entre três e 11 anos de idade foi revelado que, após o mesmo período, eles mantêm os mesmos níveis de anticorpos que tinham no momento de completar a vacinação, portanto ainda não é recomendado aplicar o reforço a este segmento.

Obviamente, esta evidência é apoiada pelo fato de que uma vacina conjugada foi projetada para crianças cujas propriedades incluem estimular uma resposta imunológica duradoura.

Garcia lembrou como Cuba conseguiu ser o único país do mundo a iniciar o ano escolar em 15 de novembro do ano passado com todas as suas crianças com mais de dois anos vacinadas contra o SARS-CoV-2.

Não sabíamos na época, mas esse sucesso também nos permitiu enfrentar a onda da “variante ômicron” que começou no final de dezembro, acrescentou.

A imunização pediátrica com o esquema heterólogo Soberana 02 e Soberana Plus, que foi realizada no país de setembro a novembro de 2021, atingiu 96% das crianças de dois a 18 anos, ou cerca de 1,8 milhões de crianças na ilha.

Esta campanha, disse o especialista, demonstrou a segurança do produto cubano porque mais de cinco milhões de doses foram aplicadas sem relatos de efeitos adversos graves descritos pela Organização Mundial da Saúde como sendo de especial interesse e que surgiram com outras plataformas de vacinação, como a miocardite ou a pericardite.

jf/ifs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.