25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil continua solidariedade com Cuba após acidente em hotel

Brasil continua solidariedade com Cuba após acidente em hotel

Brasília, 9 mai (Prensa Latina) entidades brasileiras continuam hoje a expressar sua solidariedade com o povo de Cuba após a explosão ocorrida na sexta-feira passada no icônico hotel Saratoga em Havana, que até hoje causou 31 mortes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“Cuba não está sozinha! O mundo está solidário, abraça esta irmã e chora com ela pelas vidas perdidas”, disse o Movimento Brasileiro de Solidariedade com Cuba (MBSC) e o Centro Brasileiro de Solidariedade com os Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) em uma declaração conjunta.

Em seu site, o Ministério da Saúde Pública cubano detalhou que 84 pessoas foram feridas na explosão. Do total de mortes, 17 eram homens e 14 mulheres, incluindo quatro menores, uma mulher grávida e uma estrangeira de nacionalidade espanhola.

Dos feridos relatados, 30 tiveram alta do hospital, enquanto 24 permanecem em sete hospitais, incluindo 19 adultos e cinco crianças.

O Saratoga sofreu o colapso de várias estruturas, incluindo as fachadas lateral e frontal, causado por uma explosão quando um caminhão-tanque carregando gás liquefeito estava servindo suas instalações.

Forças dos Ministérios da Construção, Saúde Pública e Interior, incluindo bombeiros e equipes de resgate e salvamento, têm trabalhado 24 horas por dia desde então.

No texto de solidariedade, o MBSC e o Cebrapaz enviam mensagens de condolências e “nossos mais profundos sentimentos de pesar por este terrível acidente, toda nossa solidariedade a Cuba, seu governo e seu povo, que já estão sofrendo tanto com o cruel bloqueio e as sanções (dos EUA)”.

Eles reconhecem a ação imediata de todas as autoridades cubanas e especialmente do Presidente Miguel Díaz-Canel, “presente no local e com a preocupação principal de ajudar a salvar vidas e a acolher as famílias dos mortos”.

Indicam que é “reconfortante testemunhar a força, unidade e solidariedade dos cubanos com seus irmãos e irmãs”.

Os dois signatários da nota enviaram saudações emocionadas para as mães cubanas, que ontem foi seu dia “sem os abraços de seus filhos que saíram abruptamente ou daqueles que estão nos hospitais, lutando pela vida”. Inimaginável esta dor! …. Cuba não está sozinha e estamos todos de luto”, enfatizaram.

mem/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.