26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Solidariedade a Cuba na Espanha reitera rejeição ao bloqueio

España, Cuba, solidaridad, ccidente, hotel Saratoga

Solidariedade a Cuba na Espanha reitera rejeição ao bloqueio

Madrid, 8 de maio (Prensa Latina) O Movimento Estatal de Solidariedade a Cuba (MESC) da Espanha reiterou hoje sua rejeição ao bloqueio dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que lamenta o acidente ocorrido em Havana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em comunicado referente a uma reunião realizada na sede da Embaixada de Cuba na Espanha, o MESC, formado por 58 associações, ratificou seu compromisso “com a Revolução Cubana e em defesa de sua soberania contra todo tipo de ataque, especialmente o econômico, bloqueio comercial e financeiro imposto pelos EUA há mais

de 60 anos”.

Da mesma forma, expressou seu repúdio à manipulação da mídia, “que distorce a realidade do país para fins desestabilizadores”.

Por outro lado, o grupo destacou as marchas do povo cubano em 1º de maio, em um dia histórico que os compromete “a defender a soberania de Cuba para decidir seu futuro sem

interferências ou pressões de qualquer tipo”.

Nesse sentido, nos juntamos à campanha internacional que exige que o governo de Joe Biden levante o bloqueio a Cuba, disse.

O bloco solidário com a ilha caribenha na Espanha destacou, em outra ordem, a vontade política do governo e o compromisso humanista que pôs à prova a ciência cubana e conseguiu, com as vacinas contra a Covid-19, uma vitória espetacular, embora silenciada pela grande imprensa corporativa.

Cinco vacinas candidatas que permitiram dar cobertura de saúde à sua população, incluindo pediatria, e compartilhá-la com outros municípios. E também serão lembrados os milhares de profissionais de saúde do contingente Henry Reeve que ajudaram os governos locais na luta contra a pandemia em dezenas de países, destacou a Declaração.

Também se referiu às tentativas dos Estados Unidos de excluir Cuba da próxima Cúpula das Américas, junto com a Venezuela e a Nicarágua.

“Uma nova manobra intervencionista que busca isolar Cuba, mas está recebendo a solidariedade internacional dos países membros da CELAC, Caricom e do Grupo Puebla, colocando em risco a própria Cúpula e mostrando o servilismo ao imperialismo (…)”, indicou.

Do MESC denunciamos esta nova agressão e exigimos que Cuba seja respeitada como um povo digno e uma revolução soberana no poder. Como expressou o presidente cubano Miguel Díaz-Canel: “os grandes desafios da humanidade não se resolvem com confronto e violência, mas com solidariedade e cooperação”.

mem/ft/sc

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.