27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente do México com agenda lotada em Cuba

Cuba, México, López Obrador, visita, agenda

Presidente do México com agenda lotada em Cuba

Havana, 8 mai (Prensa Latina) O presidente dos Estados Unidos Mexicanos, Andrés Manuel López Obrador, terá uma agenda lotada hoje durante a visita de trabalho a Cuba com a qual encerra uma viagem por cinco nações da região latino-americana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

López Obrador chegou a esta capital no dia anterior, depois das 19h30, hora local, de Belize, e foi recebido no terminal aéreo por Bruno Rodríguez Parrilla, ministro das Relações Exteriores.

Conforme planejado, a primeira atividade do presidente será a colocação de uma oferenda floral diante do monumento ao Herói Nacional cubano José Martí, na Plaza de la Revolución

Mais tarde, irá ao Palácio da Revolução, onde, juntamente com o Presidente Miguel Díaz-Canel, conduzirá, após a cerimônia oficial de boas-vindas, conversações oficiais com as respectivas delegações.

Ao meio-dia, está prevista a assinatura de uma série de acordos entre os dois governos, seguida da cerimônia em que o presidente do México será condecorado com a Ordem José Martí, uma das mais valiosas condecorações conferidas pelo governo cubano.

Esta distinção já foi concedida anteriormente a figuras como o histórico líder sul-africano Nelson Mandela, o ex-presidente da Bolívia Evo Morales e o líder da revolução bolivariana na Venezuela, Hugo Rafael Chávez e o presidente daquela nação Nicolás Maduro, entre outras personalidades .

Esta visita de López Obrador a Cuba é apreciada na ilha como um exemplo das relações estreitas e tradicionais que existem entre os dois países desde a sua criação em 1902, e que atualmente assumem um nível ainda mais elevado.

Esses vínculos se mantêm ininterruptos há 120 anos, já que o México foi o único país da América Latina que não rompeu relações com a ilha depois que os Estados Unidos pressionaram os governos da região para isolar a jovem Revolução Cubana.

Da mesma forma, as autoridades e o povo cubanos agradeceram o apelo feito pelo presidente mexicano para que Washington levante o bloqueio econômico, comercial e financeiro mantido e reforçado há mais de 62 anos.

Esta visita contribuirá também, na opinião das autoridades cubanas, para aprofundar os laços políticos e diplomáticos nas esferas bilateral e multilateral e avançar nas relações econômico-comerciais e de cooperação, cultura e amizade entre nossos povos.

Recentemente, o México foi o convidado de honra da XXX Feira Internacional do Livro de Havana, realizada de 20 a 30 de abril, evento que permitiu aos cubanos um contato mais amplo com a arte, a literatura e a intelectualidade daquela nação vizinha.

mem/rc/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.