21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente Díaz-Canel recebe o presidente mexicano em Cuba

Cuba, México, Díaz-Canel, López Obrador, conversaciones

Presidente Díaz-Canel recebe o presidente mexicano em Cuba

Havana, 8 de maio (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, recebeu hoje seu homólogo do México, Andrés Manuel López Obrador, que chegou à ilha após um tour por 5 nações da região.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O chefe de Estado cubano recebeu López Obrador no Palácio da Revolução, onde decorrerão as conversações oficiais, e ali cumprimentou pessoalmente os membros da delegação mexicana.

amlo2

Anteriormente, o presidente visitante colocou uma oferenda floral diante da escultura em mármore do Herói Nacional de Cuba, na histórica Plaza de la Revolución, acompanhado pelo vice-presidente Salvador Valdés Mesa, representantes do Ministério das Relações Exteriores da ilha e do corpo diplomático credenciado no país.

amlo3

 

A agenda de trabalho também inclui conversas oficiais no Palácio da Revolução e a assinatura de uma série de acordos entre os dois governos.

Além disso, será realizada uma cerimônia na qual o chefe de Estado mexicano será homenageado com a Ordem José Martí, a mais alta condecoração conferida pelo governo cubano.

López Obrador chegou a esta capital no dia anterior depois das 19h30, hora local, de Belize, e no terminal aéreo foi recebido por Bruno Rodríguez Parrilla, Ministro das Relações Exteriores da ilha caribenha.

Neste sábado, o presidente Díaz-Canel escreveu em sua conta na rede social Twitter que esta visita (de López Obrador) “fortalecerá os laços de amizade entre nossos países, que já são carinhosos porque superam o tempo e os desafios para se estabelecer na alma de nossos povos”.

Esses vínculos se mantêm ininterruptos há 120 anos, já que o México foi o único país da América Latina que não rompeu relações com a ilha depois que os Estados Unidos pressionaram os governos da região para isolar a jovem Revolução Cubana.

Da mesma forma, as autoridades e o povo cubanos apreciaram o apelo feito pelo presidente mexicano para que Washington levante o bloqueio econômico, comercial e financeiro mantido e reforçado por mais de 62 anos.

Recentemente, o México foi o convidado de honra da XXX Feira Internacional do Livro de Havana, realizada de 20 a 30 de abril, evento que permitiu aos cubanos um contato mais amplo com a arte, a literatura e a intelectualidade daquela nação vizinha.

jcm/lrg

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.