24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Às portas do colóquio Vozes da República em Cuba

Às portas do colóquio Vozes da República em Cuba

Por Mayra Pardillo
Sancti Spíritus, 7 mai (Prensa Latina) Os preparativos para o Colóquio Vozes da República, o único do gênero em Cuba, a ser realizado nesta cidade cubana central de 10 a 13 de maio, estão se preparando aqui hoje.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Isto foi confirmado em uma coletiva de imprensa por Juan Eduardo Bernal, presidente da filial Spíritus da Sociedade Cultural José Martí (SCJM), que acrescentou que o evento manterá sua diversidade temática, incluindo sociedade, cultura, política e economia.

Após dois anos sem ser realizada pessoalmente por causa do Covid-19, a reunião patrocinada pelo SCJM no território voltará a analisar o período neocolonial (1902-1958) e contará com a presença de palestrantes de sete províncias, disse ele.

Cerca de 50 trabalhos serão discutidos durante as sessões teóricas do colóquio, enquanto outras atividades acontecerão em instituições culturais da cidade, acrescentou o proeminente pesquisador e intelectual Spíritus. Nesta ocasião, os centenários da Federación Estudiantil Universitaria – a mais antiga organização juvenil da ilha -, da Rádio Cubana, do poeta e compositor Jesús Orta Ruiz – El Indio Naborí – e da renomada Parranda Típica Espirituana serão destacados, disse ele.

Painéis, mesas redondas e conferências compõem as atividades teóricas, que acontecerão na biblioteca provincial Rubén Martínez Villena, localizada no centro histórico de Sancti Spíritus, cidade que está prestes a celebrar seu 508º aniversário, sublinhou.

Tradicionalmente, o colóquio, que está agora em seu 23º ano e no qual participam pesquisadores de várias partes do país, termina com o painel “Recepción martiana en la República”, assim como a apresentação da convocação para o próximo evento e a entrega de prêmios.

Outro encontro importante, também patrocinado pelo SCJM, é a exposição em miniatura José Martí, Ecologia e Artes, que se realiza em janeiro como homenagem ao nascimento do Herói Nacional (1853-1895), considerado o mais universal dos cubanos.

ode/mpg/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.