17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Desmatamento na Amazônia brasileira estabelece novo recorde em abril

Brasil, Amazonía, deforestación, récord

Desmatamento na Amazônia brasileira estabelece novo recorde em abril

Brasília, 6 mai (Prensa Latina) O desmatamento na Amazônia brasileira estabeleceu um recorde para abril, duplicando a área de floresta devastada para aquele mês em 2021, desde o início da série histórica em 2016, informou hoje o governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou que entre 1 e 29 de abril houve 1,12,5 quilômetros quadrados (km2) de alertas de destruição na maior floresta tropical do mundo, uma variação de 74,6% em comparação com o mesmo período do ano civil passado.

As medições são feitas pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) e a medição deste mês de abril faz três registros mensais para o ano, com os níveis mais altos também reportados em janeiro e fevereiro.

Deter produz sinais diários de mudanças na cobertura florestal para áreas maiores que três hectares (0,03 km²), tanto para aqueles totalmente desmatados quanto para aqueles que sofrem processos de degradação devido à exploração madeireira, mineração, queimadas e outros.

A chamada Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e abrange a área de oito estados (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e parte do Maranhão.

O desastre amazônico nos primeiros quatro meses do ano também atingiu uma marca de 1.954 km2 para a etapa, um aumento de 69% em comparação com o mesmo ciclo em 2021.

Segundo Marcio Astrini, secretário executivo do Observatório do Clima, “a causa deste registro tem um nome e um sobrenome: Jair Messias Bolsonaro”.

Seu governo, ele denunciou, “é o maior e melhor aliado que o crime ambiental teve neste país”.

O gigante sul-americano enfrenta uma intensa pressão internacional, liderada pelos Estados Unidos, para deter a destruição da Amazônia, que desempenha um papel fundamental na mudança climática.

O desmatamento é a maior fonte de emissões de gases de efeito estufa no Brasil, que contribuem para o aquecimento global, e a preservação da floresta é absolutamente crucial para a manutenção dos processos biológicos e climáticos que trazem chuva para as regiões Centro-Oeste e Sudeste.

oda/ocs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.