21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Seminário de paz em Cuba divulgará comunicado contra bases militares

Cuba, seminario, Guantánamo, pronunciamiento, bases, militares

Seminário de paz em Cuba divulgará comunicado contra bases militares

Guantánamo, Cuba, 5 de mai (Prensa Latina) Ativistas de vinte países publicarão hoje a declaração final do VII Seminário Internacional pela Paz e pela Abolição das Bases Militares Estrangeiras.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Durante o evento, os participantes denunciaram os crimes do imperialismo contra a humanidade e pediram o cumprimento da Carta das Nações Unidas para evitar uma terceira guerra mundial.

A presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), María do Socorro Gomes, destacou que este é o momento de mobilizar as forças de paz contra a atual ordem mundial que promove a guerra estimuladas pelos Estados Unidos.

“Os americanos são donos de cerca de 600 bases militares estrangeiras, mantidas mesmo contra a vontade das populações; isso constitui uma ignomínia para a humanidade, pois servem como centros desestabilizadores de governos que não se enquadram nos interesses do império”, relatou.

O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando González, exigiu a devolução ao seu país do território ocupado ilegalmente pela Base Naval dos Estados Unidos em Guantánamo.

Além disso, defendeu a paz no planeta e agradeceu as demonstrações de solidariedade com a maior ilha das Antilhas.

Desde sua inauguração no dia anterior, o evento conta com cerca de 19 apresentações de representantes da Colômbia, México, Argentina, Comitê Internacional pela Paz, Justiça e Dignidade dos Povos, Partido da Esquerda Europeia e outros movimentos progressistas.

De acordo com a agenda prevista, os delegados visitarão a cidade de Caimanera, no extremo leste, onde poderão ver a base naval dos Estados Unidos localizada em Guantánamo contra a vontade do povo e do governo de Cuba.

Nesta sexta-feira será realizado o Encontro Regional da América Caribenha do CMP, em preparação para a XXII Assembleia Mundial da organização, prevista para agosto deste ano no Vietnã.

jf/idm / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.