28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Presidente etíope pede unidade nacional e paz

Etiopía, presidenta, llmado, unidad, nacional, paz

Presidente etíope pede unidade nacional e paz

Adis Abeba, 5 de maio (Prensa Latina) O presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde, declarou hoje que a geração atual tem a grande responsabilidade de manter a soberania, a paz e a unidade, como base para promover o crescimento da nação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

É dever de cada um dos cidadãos dar aos nossos filhos e netos um país estável, forte e pacífico, acrescentou na celebração do 81º aniversário do triunfo etíope sobre o colonialismo italiano.

A Itália fascista iniciou a guerra contra a Etiópia em outubro de 1935. Em 1941, a resistência organizada pelo imperador Haile Selassie do Sudão, então protetorado britânico, iniciou uma ofensiva de emancipação que teve sucesso em 5 de maio daquele ano.

Esse dia marcou a derrota das forças fascistas invasoras italianas, devido aos enormes sacrifícios feitos por soldados e mães, disse o presidente.

Eles mostraram, ele observou, que os etíopes estão comprometidos em pagar sacrifícios por sua pátria e permanecer unidos em tempos difíceis.

Herdamos a nação de ancestrais e mulheres patriotas, agora é hora de construir a melhor sociedade possível e repetir as vitórias alcançadas em grandes batalhas nos campos da economia, ciência e tecnologia, entre outros, comentou.

Trabalho Zewde fez o discurso no Monumento da Vitória nesta capital, onde estiveram presentes outros governantes, embaixadores de vários países, convidados e centenas de cidadãos.

Com cerimônias diferentes, em todos os territórios da Etiópia a façanha é comemorada nesta quinta-feira, também conhecida como Dia da Vitória ou Dia dos Patriotas.

Aqui, a libertação da ocupação da Itália é considerada o primeiro confronto frontal contra o fascismo e o anúncio da eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Nas últimas horas, vários líderes políticos e personalidades de diversos setores emitiram mensagens de felicitações pelo aniversário, incluindo o primeiro-ministro, Abiy Ahmed, e o vice-primeiro-ministro, Demeke Mekonnen.

mem/raj/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.