24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Diplomacia da Bolívia defende pluralidade na Cúpula das Américas

Bolivia, cancillería, pluralidad, Cumbre, Américas

Diplomacia da Bolívia defende pluralidade na Cúpula das Américas

La Paz, 5 Mai (Prensa Latina) O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia exortou hoje, em comunicado, a fortalecer o multilateralismo baseado na pluralidade de países do continente na próxima Cúpula das Américas, que terá como sede os Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A diplomacia reitera as palavras do presidente Luis Arce: O Estado Plurinacional da Bolívia pede a não exclusão para fortalecer o diálogo e a integração regional com base no respeito à dignidade e soberania dos povos”, diz o texto divulgado à mídia.

Recorda o alerta do presidente de que o desafio de “construir um futuro sustentável, resiliente e equitativo”, tema da nona edição da Cúpula, não será possível se o pluralismo for ignorado, o princípio da autodeterminação for ignorado e a participação for vetados de países irmãos.

A diplomacia insiste na necessidade de fortalecer os espaços multilaterais com o aprofundamento da integração e não da divisão, tudo baseado nos princípios e valores do Estado Plurinacional da Bolívia e em consonância com o que destacou Arce.

A chancelaria insiste na importância da unidade na diversidade hemisférica que se trabalha dia a dia a partir das semelhanças e diferenças, característica que convida a construir a partir da inclusão e com respeito às diferenças entre cada povo e cada voz

Alinhado ao pedido expresso por Arce em sua conta no Twitter, as Relações Exteriores reiteram que é necessária maior colaboração e solidariedade entre os países para enfrentar desafios e crises causados por fenômenos como a pandemia do Covid-19, entre outros.

O texto destaca que o vice-chanceler Freddy Mamani qualificou como urgente a necessidade de diálogo para resolver os problemas estruturais que afetam as economias e sociedades da região.

Entre eles, listou fluxos migratórios irregulares, proteção do meio ambiente, enfrentamento às mudanças climáticas e cooperação em questões de saúde.

A IX Cúpula das Américas acontecerá em Los Angeles, Califórnia, entre os dias 6 e 10 de junho.

Em 2 de maio passado, o funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Brian Nichols, confirmou que Washington não convidará Cuba, Nicarágua e Venezuela para esta reunião hemisférica, decisão criticada por chefes de Estado, governos, organizações internacionais e líderes de organizações sociais.

mem/jpm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.