26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba agradece o apoio do Fundo de População das Nações Unidas

Cuba, agradecimiento, Fondo POblación, ONU

Cuba agradece o apoio do Fundo de População das Nações Unidas

avana, 5 de maio (Prensa Latina) A chefe do Escritório Nacional de Estatística e Informação de Cuba, Juana Pantoja, agradeceu hoje ao Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa) por seu apoio em tarefas como a Pesquisa de Fertilidade 2022 (EFN-2022) .
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em reunião com o diretor regional da agência especializada para América Latina e Caribe, Harold Robinson, Pantoja descreveu a investigação como uma experiência positiva e inovadora, na qual a tecnologia foi bem recebida.

“É a primeira pesquisa que foi realizada na fase da pandemia de Covid-19 e teve ampla cobertura na mídia”, disse a chefe do Gabinete em sua conta no Twitter.

Segundo outro tweet de Pantoja, Robinson reconheceu o trabalho do Centro de Estudos de População e Desenvolvimento (Cepde) e o trabalho da entidade que dirige o sistema estatístico nacional.

“Apesar das limitações do país, Cuba está na vanguarda das tendências populacionais da região”, disse o diretor.

Segundo o vice-chefe do Gabinete, Juan Carlos Alfonso, a ilha tem uma dinâmica demográfica sui generis, com uma expressão territorial diferente, daí a necessidade de medir indicadores para as políticas públicas, indicou num tweet.

Nas palavras do diretor do Cepde, Diego González, no país caribenho, a fecundidade não se aproxima do nível de reposição desde 1978 e a diminuição da população constituiu um processo acelerado.

A EFN-2022 teve início em 1º de abril com o objetivo de conhecer características sociodemográficas e econômicas, relações de casal e intenções reprodutivas.

O processo, previsto até 30 de abril, deveria atingir cerca de 35 mil pessoas entre 15 e 54 anos para fornecer também dados sobre distribuição de tarefas e conciliação trabalho-maternidade/paternidade.

Em fevereiro passado, a Unfpa ratificou seu compromisso de acompanhar Cuba em sua agenda e programas centrais para o desenvolvimento, para o atendimento de fenômenos como a gravidez na adolescência, a saúde da mulher grávida e a prevenção da violência de gênero.

acl/cgc/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.