24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Colonialismo energético, turismo e mulher no Fórum Social Mundial (+ Fotos)

Foro, Social, MUndial, colonalismo, energético, turismo, mujeres, México

Colonialismo energético, turismo e mulher no Fórum Social Mundial (+ Fotos)

Cidade do México, 5 mai (Prensa Latina) A 14ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) entra hoje em seu penúltimo dia de debates com diversos temas como o colonialismo energético, turismo e meio ambiente, e o movimento feminista.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O primeiro deles analisará o controle exercido pelas grandes corporações transnacionais sobre um recurso que deve ser considerado patrimônio nacional devido à alta incidência que tem no desenvolvimento e na economia de cada país, de acordo com porta-vozes do Grupo Facilitador.

O tema fará parte do ponto de transição ecosocial, resistência e alternativas dos povos do mundo, e é uma questão muito abordada pela Nova Central dos Trabalhadores e pelo Sindicato Mexicano dos Eletricistas, que estão defendendo a nova lei do governo mexicano sobre a indústria elétrica.

Com relação ao turismo, serão analisadas as alternativas econômicas e a participação do povo, sua defesa do ecossistema e que o desenvolvimento do setor, necessário para as economias, não se torne uma entidade predatória ou uma fonte de injustiça socioeconômica.

Uma seção será dedicada à defesa da vida, do meio ambiente e dos territórios, e da democracia participativa nas decisões relacionadas à construção de uma cidadania global crítica e autônoma.

O movimento feminista, que tem sido muito ativo, continuará seus debates visando alcançar outros mundos possíveis para as mulheres e, como no passado, será patrocinado centralmente pelo Grupo Facilitador e apoiado pelo Conselho de Educação Popular na América Latina e Caribe e pela Rede Latino-Americana de Mulheres Transformando a Economia.

Uma sessão dedicada às mulheres palestinas, intitulada Unidos contra o Apartheid, faz parte desta estrutura.

Haverá também tópicos específicos, como um debate sobre o Direito à Cidade e Participação Cidadã, Habitação e População, e um muito específico sobre o processo de planejamento territorial na Cidade do México, dentro do ponto genérico A Cidade que Queremos.

Finalmente, a democracia e a participação política continuarão com o tema da articulação dos movimentos globais, facilitações e futuro do Fórum Social Mundial, lutas contra a discriminação, o racismo e pela autodeterminação, que inclui a construção da paz, migração e estratégias diante da guerra.

jcm/lma/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.