21 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinquenta palestinos são presos durante incursão israelense

Israel, palestinos, detenidos, protesta, asalto, Explanda, Mezquitas

Cinquenta palestinos são presos durante incursão israelense

Ramallah, 5 de maio (Prensa Latina) Cerca de 50 jovens palestinos foram presos hoje por protestar contra um novo ataque da polícia israelense à Esplanada das Mesquitas, localizada na área ocupada da cidade de Jerusalém.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A mídia palestina informou que os detidos foram transferidos para uma delegacia próxima. Por sua vez, a agência oficial de notícias Wafa detalhou que outras 8 pessoas foram presas em várias batidas que ocorreram durante a noite e madrugada desta quinta-feira em vários pontos da Cisjordânia.

Após alguns dias de calmaria, a tensão voltou a aumentar devido à irrupção dos homens fardados no local religioso, sagrado para muçulmanos e judeus.

Estes últimos só podem acessar o local sob inúmeras condições e estão proibidos de rezar ali, conforme acordos vigentes há décadas.

Sistematicamente, agentes israelenses entram no complexo para expulsar fiéis palestinos para permitir a entrada de seus compatriotas.

A nova violação do santuário foi duramente criticada pelo governo e partidos palestinos, fato que consideraram uma séria provocação e parte da estratégia para judaizar a área de Jerusalém Oriental.

A operação das forças de segurança e a entrada de colonos no local sagrado são desafios flagrantes para a comunidade internacional e o mundo muçulmano, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

A decisão do primeiro-ministro Naftali Bennett confirma seu desprezo pelos esforços para alcançar um período de calma, enfatizou.

Por sua vez, o assessor do Gabinete de Assuntos de Jerusalém da Presidência Palestina, Ahmed Al-Ruwaidi, criticou a interferência das autoridades israelenses na gestão dos assuntos da Mesquita de Al-Aqsa, que faz parte do complexo religioso.

Os partidos palestinos também denunciaram a operação militar e pediram intensificação da resistência contra os ocupantes.

O porta-voz do movimento governamental Fatah, Munther Al-Hayek, afirmou que o povo defenderá aquela mesquita e alertou Israel sobre as consequências de suas ações.

Enquanto isso, a Frente Democrática para a Libertação da Palestina pediu para continuar a luta contra as tropas israelenses.

mem/rob/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.