27 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Angola reconhece apoio do poeta cubano Guillén a Agostinho Neto (+Foto)

Angola reconhece apoio do poeta cubano Guillén a Agostinho Neto (+Foto)

Paris, 4 mai (Prensa Latina) A viúva do herói angolano da independência Agostinho Neto (1922-1979), Maria Eugénia Neto, prestou hoje aqui homenagem com a Ordem da Sagrada Esperança ao poeta nacional cubano Nicolás Guillén (1902-1989), por seu apoio ao líder africano enquanto ele estava na prisão.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em cerimônia realizada na embaixada de Cuba na França, a delegada permanente da ilha na Unesco, Yahima Esquivel, recebeu a condecoração da Fundação Agostinho Neto de seu presidente, que estava acompanhado por Irene Neto, filha do falecido poeta angolano, médica e guerrilheira.

Irene, que dirige o Conselho de Administração da Fundação dedicado a promover a vida e o trabalho do herói, ressaltou que a Ordem presta homenagem a um homem como Guillén, comprometido com as batalhas da geração que se uniu a seu pai contra a opressão, o racismo e o colonialismo.

Em novembro de 1955, o poeta nacional cubano estava entre as personalidades que solicitaram em carta ao governo português a libertação do então jovem Neto, preso por suas ideias pró-independência.

O Embaixador Esquivel leu uma mensagem de agradecimento de Nicolás Hernández Guillén, neto do ilustre intelectual cubano e presidente da Fundação que leva seu nome.

Hernández Guillén expressou gratidão pelo gesto e evocou momentos dos laços que uniram os dois poetas, que se encontraram pelo menos duas vezes em Havana, em 1966 e 1976, e uma vez em Luanda, em 1978.

A cerimônia também contou com a presença da delegada permanente angolana na Unesco, Ana Maria de Oliveira, do embaixador cubano na França, Otto Vaillant, e de membros do corpo diplomático credenciado em Paris.

Vaillant apresentou um ramo de flores em nome da ilha à viúva de Neto, uma lutadora pela independência e anticolonialista muito amada e lembrada na nação antilhana.

mem/wmr/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.