17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro da Defesa responde por massacre na Colômbia

Ministro da Defesa responde por massacre na Colômbia

Bogotá, 3 mai (Prensa Latina) O ministro da Defesa colombiano, Diego Molano, responderá hoje perante o Senado do Congresso porque as operações militares em Puerto Leguízamo mataram 11 civis, apresentados como "cultivadores de narcococa".
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Molano se apresentará a um debate sobre controle político para informar e esclarecer as ações do Exército Nacional no caso de vítimas civis e juvenis.

Nos dias 28 e 29 de março, em uma área rural de Puerto Leguízamo, departamento de Putumayo, em uma operação militar contra os dissidentes das antigas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, 11 pessoas foram mortas, incluindo um menor e uma autoridade indígena.

Na semana passada, representantes da Câmara do Congresso pediram que Molano fosse removido de seu cargo por sua responsabilidade no massacre.

María José Pizarro, da Coalición Decentes, explicou que a operação não levou em conta os princípios de distinção, precaução e proporcionalidade.

Houve ataques indiscriminados contra civis, desaparecimentos forçados, tortura e execuções extrajudiciais ocasionais.

“Eles designaram civis, menores, indígenas, mulheres grávidas e lideranças comunitárias, fizeram passar por combatentes, mudaram a posição dos corpos, mudaram o local e a colocação das armas”, acrescentou.

Ressaltou que os militares deliberadamente torturaram, agrediram e causaram dor e sofrimento à comunidade, mantendo-a fechada e em posições humilhantes e desumanas no campo de futebol, a pleno sol e sem água.

Além disso, violaram o Direito Internacional Humanitário porque os membros da força pública que participaram da operação deveriam estar devidamente identificados, com uniformes típicos das forças militares, indicou.

“Deram ordens para atirar do helicóptero sem um objetivo claro, segundo depoimentos da mesma comunidade. Ele continuou afirmando que a operação era legítima, devido à sua permanência insustentável (de Molano) na chefia do Ministério da Defesa”, enfatizou.

O senador pelo Polo Democrático Iván Cepeda convidou os cidadãos a acompanhar hoje o debate sobre o controle político.

acl / otf / hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.