26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cuba agradece a solidariedade mundial contra o bloqueio dos EUA

cuba-agradece-a-solidariedade-mundial-contra-o-bloqueio-dos-eua

Cuba agradece a solidariedade mundial contra o bloqueio dos EUA

Havana, 2 mai (Prensa Latina) O Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, agradeceu hoje ao mundo seu apoio na luta contra o bloqueio dos EUA, enquanto falava na Reunião de Solidariedade Internacional.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Rodríguez expressou sua gratidão às organizações presentes na reunião nesta capital pela organização de dias contra o bloqueio, declarações, marchas, doações e caravanas de apoio.

Com sua luta, eles encorajam a resistência criativa do povo cubano em meio a enormes dificuldades, disse o chefe da diplomacia durante a abertura da sessão de encerramento da reunião, que contou com a presença do presidente cubano Miguel Díaz-Canel.

Em suas palavras, Rodríguez lembrou que Cuba apoiou a luta contra o Covid-19 no mundo com 58 brigadas médicas do contingente Henry Reeve e que vacinas de produção nacional foram utilizadas em uma dúzia de países, além de serem oferecidas às nações caribenhas.

Reafirmou a solidariedade com as revoluções na Venezuela e na Nicarágua, o apoio ao direito de soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, à luta de Porto Rico pela independência e às demandas das nações caribenhas por reparações para os horrores da escravidão.

O Ministro das Relações Exteriores expressou solidariedade com os povos palestinos, sírios e saharauis e encorajou uma solução através do diálogo no conflito entre Ucrânia e Rússia.

Cuba se pronuncia contra a dominação imperialista, o ressurgimento das forças supremacistas de direita e as ameaças do fascismo e em defesa da paz e do direito internacional, acrescentou ele.

O chanceler pediu uma melhor coordenação para enfrentar a guerra cognitiva e simbólica e descreveu como urgente a necessidade de fortalecer as forças na luta política digital, para gerar iniciativas e conteúdo para integrar ideias e conhecimentos.

Denunciou a intensificação do bloqueio dos EUA contra Cuba durante a pandemia e as tentativas de desestabilização através de motins e guerras cognitivas, ações que foram derrotadas pelo povo cubano.

Rodriguez referiu-se às Cúpulas das Américas, à Cúpula da Paz e ao Fórum de São Paulo como novos cenários de luta para as forças anti-imperialistas do mundo.

Mais de mil delegados de 60 países participam da Reunião Internacional de Solidariedade, que após dois anos de sessões virtuais volta a Havana para coordenar as ações dos movimentos de esquerda do mundo.

mgt/jfs/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.