29 de March de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações pré-eleitorais avançam em Angola

Negociações pré-eleitorais avançam em Angola

Luanda, 30 abr (Prensa Latina) Com o relatório preliminar de cerca de 14 milhões de eleitores, Angola continuou durante a semana que termina hoje os preparativos para as suas quintas eleições gerais em Agosto deste ano.

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) iniciou na véspera uma primeira reunião metodológica em Luanda com membros da entidade e dirigentes de estruturas homólogas nas províncias, entre outros responsáveis.

À frente da instituição, Manuel da Silva, salientou a necessidade de todos atingirem um perfeito domínio das suas competências, bem como o horário de trabalho para a organização e desenvolvimento das eleições.

Em nome do Governo, a ministra da Administração do Território, Marcy Lopes, colocou nas mãos da CNE o ficheiro informatizado provisório dos idosos (FICM), que contém os dados dos indivíduos com idade suficiente para exercer o sufrágio ativo e passivo.

Em declarações à imprensa, o ministro confirmou que o documento contempla atualmente cerca de 14 milhões de angolanos, dos quais 18 mil vivem no estrangeiro.

O valor, esclareceu, sofrerá variações, pois ainda falta a incorporação do cadastro de moradores em áreas remotas, cujo processo está em andamento; além disso, os falecidos e os presos, com sentenças transitadas em julgado, também serão eliminados do banco de dados do arquivo final, explicou Lopes.

De acordo com a agência noticiosa angolana (Angop), o Tribunal Constitucional já está na posse do FICM provisório, tendo em vista o processo de apreciação e validação das candidaturas dos partidos e alianças partidárias ao concurso nas urnas.

No momento da convocação das eleições, o Tribunal deve dispor de meios para realizar o seu trabalho, destacou a juíza Laurinda Cardoso ao receber ontem o FICM, entregue pelo presidente da entidade máxima responsável pelo processo, Manuel da Silva.

Durante esta semana, a Procuradoria Geral da República promoveu palestras e conferências educativas sobre respeito e defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no contexto eleitoral.

Com palco em diferentes territórios, as apresentações abordaram ao mesmo tempo os fatos aqui classificados como crimes e infrações eleitorais.

car/mjm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES