25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Negociações pré-eleitorais avançam em Angola

Negociações pré-eleitorais avançam em Angola

Luanda, 30 abr (Prensa Latina) Com o relatório preliminar de cerca de 14 milhões de eleitores, Angola continuou durante a semana que termina hoje os preparativos para as suas quintas eleições gerais em Agosto deste ano.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) iniciou na véspera uma primeira reunião metodológica em Luanda com membros da entidade e dirigentes de estruturas homólogas nas províncias, entre outros responsáveis.

À frente da instituição, Manuel da Silva, salientou a necessidade de todos atingirem um perfeito domínio das suas competências, bem como o horário de trabalho para a organização e desenvolvimento das eleições.

Em nome do Governo, a ministra da Administração do Território, Marcy Lopes, colocou nas mãos da CNE o ficheiro informatizado provisório dos idosos (FICM), que contém os dados dos indivíduos com idade suficiente para exercer o sufrágio ativo e passivo.

Em declarações à imprensa, o ministro confirmou que o documento contempla atualmente cerca de 14 milhões de angolanos, dos quais 18 mil vivem no estrangeiro.

O valor, esclareceu, sofrerá variações, pois ainda falta a incorporação do cadastro de moradores em áreas remotas, cujo processo está em andamento; além disso, os falecidos e os presos, com sentenças transitadas em julgado, também serão eliminados do banco de dados do arquivo final, explicou Lopes.

De acordo com a agência noticiosa angolana (Angop), o Tribunal Constitucional já está na posse do FICM provisório, tendo em vista o processo de apreciação e validação das candidaturas dos partidos e alianças partidárias ao concurso nas urnas.

No momento da convocação das eleições, o Tribunal deve dispor de meios para realizar o seu trabalho, destacou a juíza Laurinda Cardoso ao receber ontem o FICM, entregue pelo presidente da entidade máxima responsável pelo processo, Manuel da Silva.

Durante esta semana, a Procuradoria Geral da República promoveu palestras e conferências educativas sobre respeito e defesa dos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos no contexto eleitoral.

Com palco em diferentes territórios, as apresentações abordaram ao mesmo tempo os fatos aqui classificados como crimes e infrações eleitorais.

car/mjm/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.