26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lavrov: Operação na Ucrânia serve para a libertação do jugo ocidental

Lavrov: Operação na Ucrânia serve para a libertação do jugo ocidental

Moscou, 30 abr (Prensa Latina) O chanceler russo, Sergey Lavrov, declarou em entrevista publicada hoje que a operação militar de seu país na Ucrânia contribui para a libertação do mundo do jugo neocolonial do Ocidente, ligado ao racismo e ao complexo da exclusividade.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Falando à agência de notícias Xinhua, o ministro das Relações Exteriores da Rússia disse que as tentativas de Washington e dos países em sua órbita de impedir a marcha da história e resolver seus problemas às custas de outros estão fadadas ao fracasso.

Segundo o alto funcionário, a multipolaridade de hoje significa que o mundo tem vários centros de tomada de decisão. “Cada um tem real liberdade para escolher seu caminho de desenvolvimento e participação em processos de integração, entre outros”, disse.

No entanto, disse ele, o campo ocidental tenta esmagar as nações que realizam políticas internas e externas independentes com os métodos mais cruéis.

“E não só a Rússia. Vemos como eles impõem o pensamento de bloco na região da Ásia-Pacífico”, denunciou o chefe da diplomacia russa.

“No estilo da doutrina arcaica de Monroe, os Estados Unidos tentam ditar à América Latina quais os padrões a seguir (…) A pressão constante sobre a Bielorrússia é enquadrada na mesma linha. A lista é longa”, disse ele.

Em outra parte da entrevista, o ministro das Relações Exteriores da Rússia instou os Estados Unidos e o resto dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a deixar de entregar armas ao governo de Kiev, se eles realmente querem uma solução para a crise ucraniana.

A população ucraniana não precisa dos mísseis Stinger e Javelin, mas de soluções para questões humanitárias urgentes, salientou, ao mesmo tempo que apela às autoridades daquele país para que parem “com as suas provocações cínicas, sobretudo no espaço da informação”.

Ele também denunciou que as tropas ucranianas usam civis como escudos humanos, realizam “bombardeios bárbaros de cidades” e humilham prisioneiros russos “com crueldade animal”.

Ele alertou que Kiev, com a ajuda de seus patrocinadores e da mídia ocidental que eles controlam, está culpando os militares russos por seus abusos.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia pediu a Washington e seus aliados que parem de encobrir os crimes do regime ucraniano, caso contrário terão que responder por sua cumplicidade com os crimes horrendos.

A Rússia lançou uma operação militar para a “desmilitarização e desnazificação” da Ucrânia em 24 de fevereiro, em resposta a pedidos de assistência das autoproclamadas repúblicas populares de Donetsk e Lugansk para se defenderem dos ataques cada vez mais intensos das tropas ucranianas.

car/mml/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.