26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A lua negra chega e com ela a oportunidade de ver melhor o céu

A lua negra chega e com ela a oportunidade de ver melhor o céu

Washington, 30 abr (Prensa Latina) A noite de hoje será perfeita para os observadores espaciais, já que com a chegada da Lua Negra os céus ficarão mais escuros e eles poderão ver facilmente estrelas, constelações ou objetos no espaço.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Assim, ocorrerá o primeiro eclipse solar parcial do ano, o que permitirá a visualização da Lua e, segundo a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), o evento terá o formato de uma mordida, abrangendo aproximadamente 64% do sol.

O fenômeno pode ser visto antes e durante o pôr do sol, de alguns lugares da América do Sul, Antártica e dos oceanos Pacífico e Austral.

“Ao se pôr no oeste na noite de 30 de abril, o Sol aparecerá parcialmente eclipsado para aqueles com céu claro sobre o Chile, Argentina, a maior parte do Uruguai, oeste do Paraguai, sudoeste da Bolívia, sudeste do Peru e uma pequena área de sudoeste do Brasil”, disse o relatório da NASA.

Do ponto de vista regional, o avistamento pode ser feito a partir de territórios do Oceano Pacífico Sul, Oceano Antártico, costa noroeste da Antártida, no Oceano Atlântico ao largo da costa sudeste da América do Sul e Ilhas Malvinas.

Um eclipse parcial ocorre quando a Lua e o Sol não estão perfeitamente alinhados e o primeiro não cobre completamente a estrela, mas visualmente lhe dá uma forma de arco.

Segundo alguns sites especializados, a Lua Negra não é um termo oficialmente reconhecido pelos astrônomos, suas fases são: nova, primeiro trimestre, cheia e último trimestre.

Quando a parte da Lua que está voltada para a Terra não é iluminada pelo sol, há uma lua nova e então a estrela parece desaparecer completamente da nossa visão.

Esse fenômeno acontece a cada 29 dias, tempo que o satélite leva para completar o ciclo; mas todos os anos e em poucos meses duas luas novas são observadas no mesmo mês do calendário. A segunda é conhecida como a lua negra ou lua escura.

Foi nomeado assim porque a Lua perde completamente sua iluminação, então será impossível observá-la neste sábado.

Essa escuridão tem sido associada há anos a algumas superstições, como quando ocorre a Lua Negra é o anúncio de um momento especial, em que os desejos são realizados e os feitiços têm efeito.

Ao contrário desse bom presságio, para outros significou que o mundo acabaria, algo que ainda não aconteceu e pelo caminho que a humanidade está trilhando, será mais possível pelas atividades do próprio homem do que por um evento astronômico.

car/cdg/ml

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.