24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

No Irã no Dia Internacional de Al-Quds

06474963_xl-300x169

No Irã no Dia Internacional de Al-Quds

Teerã, 29 de abr (Prensa Latina) O povo iraniano saiu às ruas hoje nesta capital e em outras 900 cidades do país persa com manifestações massivas pelo Dia Mundial de Al-Quds (Jerusalém, em árabe), em solidariedade à Palestina.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

As marchas deste ano começaram às 10:00, hora local, após uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19, e se espalharam por várias avenidas da capital iraniana até convergir na Universidade de Teerã.

Os eventos no âmbito do Dia Mundial de Al-Quds também são realizados em mais de 90 países, confirmou o chefe do Conselho de Coordenação do Desenvolvimento Islâmico, Mohamad-Hosein Musapur.

Essas atividades são realizadas com a presença de muçulmanos, pessoas amantes da liberdade e outras religiões divinas, em solidariedade com a cidade sagrada de Al-Quds e Palestina e para repudiar os crimes do regime sionista, observou Musapur.

O governo do Irã prometeu mostrar apoio maciço ao povo palestino na marcha do Dia Mundial do Quds para condenar “as agressões ultrajantes de Israel”.

O presidente iraniano Seyed Ebrahim Raisi assegurou que a unidade e a solidariedade entre os povos muçulmanos levariam à libertação completa de Al-Quds e à restauração dos direitos dos palestinos oprimidos.

O Dia Internacional do Al Quds foi instituído em agosto de 1979 pelo Imam Khomeini em solidariedade à causa palestina e é comemorado todos os anos na última sexta-feira do dia sagrado do Ramadã, nono mês do calendário lunar, caracterizado pelo jejum muçulmano em todo o planeta.

Desde o início do dia, milhares de pessoas ao redor do mundo realizaram marchas e comícios públicos para manter viva a noção de resistência até a libertação da Palestina das garras dos usurpadores sionistas.

Neste 2022, o Al-Quds Day coincide com a intensificação das medidas repressivas do regime israelense contra os palestinos com um saldo de dezenas de mortos, feridos e detidos.

mem/ynr/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.