26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Santiago de Cuba comemora 500 anos como cidade

Santiago de Cuba comemora 500 anos como cidade

Santiago de Cuba, 28 abr (Prensa Latina) O povo de Santiago celebra hoje o 500º aniversário da outorga do título de cidade e do status de catedral, a primeira em Cuba, de sua igreja local, com reverência aos seus lugares de fundação.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com a participação de convidados, nomeadamente representantes da rede de cidades patrimoniais do país, um percurso pelos locais emblemáticos do centro histórico deu início ao programa comemorativo, que incluirá um espetáculo artístico esta noite no teatro Heredia.

Um dos grupos que participarão desta proposta cultural será o Túmulo Francês La Caridad de Oriente, Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, um dos orgulhos da cidade.

Junto com o Castelo de San Pedro de la Roca del Morro e a paisagem arqueológica dos cafezais franceses, também com aquele reconhecimento mundial concedido pela UNESCO, são aqui baluartes de devir e identidade.

Homenagens a fundadores e personalidades marcantes nos 25 anos de trabalho do Gabinete do Conservador da Cidade (OCC) decorrerão neste jubileu que celebra essa data de fundação e actual, na sétima localidade fundada pelos espanhóis na Ilha e a segunda cidade cubana. .

Nesse anel urbano marcado como epicentro pela antiga Plaza de Armas, atual Parque Carlos Manuel de Céspedes, visitaram o Berço do Primeiro Poeta Nacional, José María Heredia; a Biblioteca Provincial Elvira Cape e o antigo Colegio Lasalle, sede da OCC.

Particularmente significativa foi a parada no Balcón de Velázquez, sobrenome do Avante das Hostes Ibéricas, que foi o primeiro local recuperado pelo Escritório, além do Centro Cultural Francisco Prat, instalado na primeira instituição de ensino superior de Cuba.

Outro objetivo destacado foi a Casa Dranguet, Centro de Difusão e Interpretação do Patrimônio Cultural Cafeeiro, a mais recente instituição do OCC com a notável comissão de conhecimento e divulgação desse legado.

A declaração no final de 2021 de Santiago de Cuba como cidade criativa na música pela UNESCO é uma das principais motivações que também acompanha estas comemorações.

mem/mca/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.