24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Revogação da lei em Honduras devolve direitos aos trabalhadores

Revogação da lei em Honduras devolve direitos aos trabalhadores

Por Yosbel Bullin Tegucigalpa, 28 Abr (Prensa Latina) A revogação da lei de trabalho por hora em Honduras devolve o direito a milhares de trabalhadores e é uma importante vitória para o povo, disse hoje o analista Alejandro Bonilla.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em diálogo com a Prensa Latina, Bonilla referiu-se à anulação do regulamento, que impacta positivamente a economia dos mais necessitados, e acrescentou que cerca de 700 mil trabalhadores foram afetados pela lei desde sua implementação em janeiro de 2014.

Referindo-se aos direitos que agora serão devolvidos ao povo, o também membro do Partido Libertad y Refundación (Libre) apontou os chamados benefícios, que, disse, são um acordo importante para o trabalhador, pois permite, por exemplo, abrir um pequeno negócio ou comprar uma casa ou um veículo.

“Eles também terão direito a receber o dobro do salário mínimo nos meses de junho e dezembro, além disso, os trabalhadores poderão receber o abono de férias; enquanto isso, as gestantes poderão optar pelo descanso”, destacou o analista.

Nesse sentido, adiantou que aqueles que eram contratados ao abrigo da lei do trabalho à hora, à data da revogação, mantinham-se como trabalhadores permanentes, pelo que não terão de pensar se serão despedidos dentro de uma semana ou um mês.

O projeto de revogação da lei trabalhista horária foi apresentado ao Congresso Nacional pelo deputado Libre Juan Barahona.

Esta quarta-feira, ao bater da meia-noite e depois de um longo debate, uma comissão especial do Congresso hondurenho decidiu finalmente eliminar os regulamentos.

Segundo dados oficiais, a referida legislação foi implementada durante o governo de Porfirio Lobo (2010-2014) e contou com o apoio de Juan Orlando Hernández, ex-presidente recentemente extraditado para os Estados Unidos por tráfico de drogas e então presidente do Congresso Nacional de Honduras (parlamento unicameral).

Com a justificativa de evitar o aumento do desemprego, do subemprego e da manutenção dos empregos, a lei foi feita por meio do Decreto Legislativo 324-2013.

Estudos divulgados sobre o assunto mostram que, nos últimos 12 anos, desde o lançamento do emprego por hora aqui, o nível de pobreza passou de 53 para 73 por cento.

jcm/ybv/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.