28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Plantação de amendoeiras em Cuba homenageia a poetisa García-Marruz

Plantação de amendoeiras em Cuba homenageia a poetisa García-Marruz

Havana, 28 de abr (Prensa Latina) O plantio de hoje de uma amendoeira no terreno do Centro de Estudos Martí comemora o 99º aniversário da poetisa cubana Josefina García-Marruz Badía, artisticamente conhecida como a Fina García-Marruz.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A iniciativa é motivada pelos versos dedicados por Cintio Vitier, escritor e marido da vencedora do Prêmio Nacional de Literatura 1990, numa sublime demonstração de amor e respeito à sua musa e companheira.

“Quando a neve cair do trapézio, a amendoeira nascerá. / Porque o orvalho atingirá seu dono, a amendoeira nascerá. / Se o tesouro estiver aberto nas cidades frias do teu corpo, ó meu Rei , a amendoeira nascerá”, indica um fragmento do poema.

A homenagem tem entre seus principais promotores a Casa Vitier García-Marruz do Escritório do Historiador da Cidade de Havana, a Direção de Cultura de Plaza, o Ecomovimiento Martiano “Árvore do Mundo” da Universidade de Ciências da Cultura Física e Esporte “Manuel Fajardo”.

García-Marruz é uma renomada autora da ilha que detém, entre os muitos prêmios por sua obra, o Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Nerudaá 2007 e o Prêmio Reina Sofía 2011Â de Poesia Ibero-Americana.

Em sua obra poética, destacam-se os textos Transfiguración de Jesús en el Monte, Orígenes, La Habana, 1947, e Habana del centro, La Habana, 1997, enquanto em muitos de seus ensaios e críticas se dedicou ao estudo da obra de o Herói Nacional de Cuba, José Martí.

jf/yrv / fav

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.