26 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Deputados britânicos assinam moção contra extradição de Assange

assange

Deputados britânicos assinam moção contra extradição de Assange

Londres, 28 Abr (Prensa Latina) Até hoje, mais de 20 deputados britânicos assinaram uma moção pedindo a ministra do Interior, Priti Patel, que rejeite a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, para os Estados Unidos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O texto apresentado esta semana ao Parlamento por cinco legisladores alerta que Assange pode passar o resto de sua vida em uma prisão norte-americana por praticar jornalismo no Reino Unido.

Também destaca que seu trabalho incluiu a denúncia de crimes de guerra e violações de direitos humanos cometidos por militares dos EUA no Iraque e no Afeganistão e na prisão de Guantánamo, e que sua extradição teria um impacto “arrepiante” na liberdade de expressão.

Na semana passada, a Corte de Magistrados de Westminster remeteu a orden de extradição a titular do Interior, depois que o Tribunal Superior de Londres aceitou uma apelação contra um veredicto inicial contrario a que Assange fosse enviado para os Estados Unidos por temor a que atentara contra sua vida.

Posteriormente, a Suprema Corte britânica negou ao ciberativista o direito de recorrer dessa decisão, de modo que o caso passou o ofício para Patel.

O Departamento de Justiça dos EUA acusa o fundador do WikiLeaks de violar a Lei de Espionagem ao obter e publicar documentos militares e diplomáticos secretos em 2010.

Se julgado e considerado culpado por um tribunal dos EUA, Assange pode ser condenado a 175 anos de prisão com base nas 17 acusações contra ele.

Após a decisão do tribunal de deixar o destino de Assange nas mãos de Patel, dezenas de organizações de direitos humanos e de jornalistas redobraram suas demandas ao governo conservador britânico para libertá-lo de seu confinamento em uma prisão de segurança máxima em Londres desde abril de 2019.

O argentino ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, também exigiu a libertação do jornalista australiano e alertou que a ordem de extradição emitida pela justiça britânica equivale a uma sentença de morte.

jf/nm/jcfl

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.