25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Conflitos armados e eleições na análise da África Central (+Foto)

Conflitos armados e eleições na análise da África Central (+Foto)

Luanda, 28 abr (Prensa Latina) Conflitos armados e processos eleitorais em 2022 são questões de interesse para a Comunidade Econômica dos Estados da África Central (Ceeac), que iniciará hoje um fórum de alto nível, o Ministério das Relações Exteriores anunciou aqui.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Ambos os tópicos serão abordados em uma análise do panorama político e de segurança regional, que ocorrerá em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), o Ministério das Relações Exteriores (Mirex) informou à imprensa em Luanda.

Angola participará do intercâmbio com uma delegação multisetorial, chefiada pelo chefe da Mirex, Téte António, que chegou na véspera ao país vizinho.

A reunião de dois dias ocorrerá durante uma sessão ministerial do Comitê Técnico Especializado em Defesa, Proteção e Segurança do Conselho Comunitário de Paz, disse a fonte.

Segundo Mirex, os ministros considerarão os relatórios elaborados por especialistas dos Estados membros, os chefes de pessoal geral, os comandantes gerais da polícia e da gendarmaria e os altos funcionários do Conselho de Paz e Segurança do CECEAC.

Eles também discutirão o alinhamento dos textos da Força Multinacional da África Central e a estrutura do Pessoal Geral Regional com o tratado revisado que sustenta a existência da entidade regional.

Segundo a agência, o chefe da diplomacia angolana entregou ontem em Kinshasa uma mensagem do Presidente João Lourenço ao seu homólogo da RDC, Félix Tshisekedi, sobre o interesse de continuar a aprofundar as relações bilaterais e multilaterais, incluindo assuntos de interesse mútuo a nível regional e continental. Os dois países, disse o Ministério das Relações Exteriores, mantêm contatos ao mais alto nível sobre questões relacionadas à paz, estabilidade e segurança na região.

Ambos são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e da Conferência Internacional na Região dos Grandes Lagos e compartilham uma fronteira comum de 2.511 quilômetros.

jf/mjm/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.