25 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Senado argentino debate a reforma da Suprema Corte de Justiça

Senado argentino debate a reforma da Suprema Corte de Justiça

Buenos Aires, 27 abr (Prensa Latina) O Senado argentino debaterá hoje a reforma da Suprema Corte de Justiça, para que ela respeite a igualdade de gênero, a representação das diferentes áreas do direito e a concepção do país como federal.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Por volta das 12h30, horário local, o Comitê de Assuntos Constitucionais e o Comitê de Justiça e Assuntos Criminais iniciarão um processo que levará várias semanas, envolverá a participação de especialistas e se concentrará na composição deste órgão.

Entre os projetos a serem tratados está a proposta de aumentar o número de membros da Corte de cinco para nove e a necessidade de garantir a presença de representantes do direito civil, comercial, penal, constitucional e administrativo, entre outros.

Os debates no Senado estão ocorrendo em um contexto marcado pela recente nomeação do presidente do Tribunal, Horacio Rosatti, como chefe do Conselho do Poder Judiciário, com o apoio dos seguidores do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019).

Os poderes do conselho incluem a nomeação de tribunais inferiores, o exercício de poderes disciplinares sobre os juízes, a administração de recursos e o início de processos de remoção e suspensão.

No final de 2021, o Tribunal declarou inconstitucional uma modificação da composição deste órgão em 2006, apropriou-se de seus poderes e concedeu um prazo de 120 dias para emitir uma nova lei sobre sua estrutura.

O Senado deu ao projeto de lei para alterar a composição e o funcionamento do órgão, que também teve que ser endossado pela Câmara dos Deputados, uma meia-sanção.

Quando o tempo permitido para isso expirou, Rosatti assumiu a liderança do Conselho, que foi considerado pelos políticos da Frente de Todos e organizações sociais como um golpe de Estado institucional e uma ação a favor da coalizão de oposição Juntos pelo Cambio.

jha/gas/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.