17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Refletem o optimismo macroeconómico de Angola para 2022

refletem-o-optimismo-macroeconomico-de-angola-para-2022

Refletem o optimismo macroeconómico de Angola para 2022

Luanda, 27 abr (Prensa Latina) As perspectivas macroeconómicas de Angola para 2022 são optimistas, tendo em conta o possível crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,7 porcento e outras variáveis fundamentais, sustentam hoje as avaliações do Governo.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Na sua edição digital, o Jornal de Angola revelou esta quarta-feira uma súmula sobre o tema, com base na análise realizada na véspera pela Comissão Económica do Conselho de Ministros, chefiada pelo Presidente da República, João Lourenço.

Segundo a fonte, o comunicado final do evento confirmou que as projeções ascendentes do PIB se baseiam nos resultados do Programa de Estabilização Macroeconómica e na esperada expansão do setor não petrolífero, embora o aumento dos preços internacionais do petróleo bruto também aumente as receitas. o Estado.

O referido programa de estabilização centra o seu olhar na inversão da trajetória recessiva da atividade económica, no aumento das reservas internacionais líquidas, na estabilidade do mercado cambial e no saldo superavitário das contas fiscais, indicou a revisão.

Ao mesmo tempo, oA entidade consultiva recomendou o reforço das acções destinadas a reduzir o nível geral de preços no mercado interno e a taxa de desemprego, tendo em conta os seus efeitos no bem-estar da população.

Neste sentido, defendeu a aceleração da implementação das iniciativas em curso a favor da produção de bens e serviços, a diversificação das exportações, a substituição de importações, a empregabilidade e a reconversão da economia informal.

Defendeu ainda a relevância da promoção da operação da reserva alimentar estratégica, concebida para baixar os preços dos sortidos de elevado consumo social, e exortou a dar continuidade aos planos específicos de desenvolvimento local, de combate à pobreza e de promoção da agricultura e pesca familiares .

No final do encontro, o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, informou que o país mantém níveis de produção petrolífera na ordem dos 1,14 milhões de barris de petróleo bruto por dia, noticia o jornal.

O preço médio estimado para 2022 é de aproximadamente 100 dólares por barril, embora algumas agências internacionais de energia prevejam preços mais elevados, disse o responsável.

Apesar dos cálculos internacionais, no caso de Angola, acrescentou, “gostaríamos de ser menos otimistas e assim poder construir esta programação macroeconómica executiva sobre bases mais sólidas”.

O Orçamento Geral do Estado para o corrente exercício estimou um aumento do PIB de 2,4 porcento, mas a situação actual permite fazer uma previsão mais elevada, na ordem dos 2,7 porcento, explicou a manchete, citada pelos meios de comunicação social.

Segundo Caetano João, prevê-se que em 2022 a agricultura do país cresça 5 porcento; pesca, 10 porcento; indústria por 5 pontos percentuais e comércio por 3,4 porcento.

mem/mjm/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.