19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Haiti paga dívida com petroleiras em meio a crise de combustível

Haiti paga dívida com petroleiras em meio a crise de combustível

Porto Príncipe, 27 abr (Prensa Latina) O governo haitiano pagou uma dívida de 1,3 bilhões de gourdes (cerca de 12,1 milhões de dólares) às companhias petrolíferas em meio a uma nova crise de combustível, revelou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma fonte disse ao diário Le Nouvelliste que a quantia permitiria que as empresas tivessem dinheiro disponível para fazer pedidos, e outro pagamento é esperado nos próximos dias.

“Não conhecemos os motivos de algumas empresas para se recusarem a fazer pedidos. Quando você lhes diz que o Estado não tem dívidas com eles, eles colocam um problema de dólar em cima da mesa. Mas o problema do dólar sempre esteve presente”, disse a fonte, ao mesmo tempo em que apontava que o Banco da República priorizava a aquisição de dólares dessas empresas.

Nas últimas semanas, o país vem enfrentando uma escassez de combustível, o que aumentou os preços de produtos e serviços básicos e levou a um crescente descontentamento social.

Esta semana, estudantes em Gonaives, noroeste da capital, demonstraram nessa cidade porque o racionamento duplicou o custo do transporte público, e contra um possível aumento no preço dos combustíveis no mercado formal.

Na véspera, o governo negou o aumento e indicou que as empresas privadas eram responsáveis pela nova situação dos combustíveis, apontando que a importação e distribuição de produtos petrolíferos havia sido liberalizada por meses.

Por sua vez, o Ministro do Comércio e Indústria, Ricardin St Jean, confirmou que ele havia fechado vários postos de gasolina porque eles se recusavam a fornecer serviços apesar de terem estoques.

“Temos três postos de gasolina selados. Não apenas estavam fechados, mas as pessoas que lá estavam não queriam dar permissão para verificar seus estoques. Isto significa que eles têm gasolina. Ao mesmo tempo, três outras estações que nossos inspetores iriam selar reabrir e vender gasolina”, disse ele.

St Jean salientou que um novo carregamento de combustível para as empresas do setor deverá chegar aos portos amanhã, o que deverá minimizar a crise.

mem/ane/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.