24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Espelho de Paciência Distinção e égide de Martí em Cuba

espelho-de-paciencia-distincao-e-egide-de-marti-em-cuba

Espelho de Paciência Distinção e égide de Martí em Cuba

Camagüey, Cuba, 27 de abr (Prensa Latina) O retorno hoje à pregação e ensino do Herói Nacional de Cuba, José Martí, chega com a entrega da distinção Espelho da Paciência a dois destacados membros da Sociedade Cultural de mesmo nome.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para a filial da organização, que neste dia completa meio século de vida na cidade patrimônio das Antilhas, é uma justa homenagem da Diretoria de Cultura do Território ao mestre em Cultura Latino-Americana Isaac Licor e ao professor de Hispânica Estuda na Universidade Matilde Varela de Camagüey, dois dos mais brilhantes conhecedores da obra de Martí.

Exclusivamente com a Prensa Latina, Licor afirmou que “voltar a Martí é um desafio para a sociedade cubana de hoje; significa voltar às raízes, ao ápice de nosso pensamento cultural e mergulhar nas nuances mais profundas, nas coisas mais belas do trabalho de nosso país . “.

A distinção Espelho da Paciência, batizada com o nome da primeira obra literária escrita em Cuba em 1608, também contempla “os jovens porque não devem esquecer suas raízes e pensar em tudo o que outras gerações fizeram”.

“Se esquecermos isso, perdemos a essência da vida, a missão nela, que é tão necessária para o país hoje”, disse.

Grande parte do trabalho cultural dos vencedores gira em torno do Apóstolo e isso é explicado pela própria Varela, que foi diretora da Cátedra Martiana da Escola Pedagógica desta região oriental de Cuba por vários anos.

“Atualmente é preciso abordar Martí de outras perspectivas, mesmo com o uso de novas tecnologias e atingir as gerações mais jovens”, destacou o pesquisador em depoimentos.

Para o pedagogo, “há uma responsabilidade dos pais, além dos professores ou da academia; situações complexas prevalecem no mundo de hoje, mesmo na América Latina, e que o próprio Martí alertou, por isso precisamos relê-lo”.

Com a entrega da distinção, a filial da Sociedade Cultural José Martí em Camagüey, fundada sob a direção de Elda Cento (1952-2019), também presta homenagem ao jornal Pátria, criado pelo Herói Nacional de Cuba há 140 anos.

Cento é um dos pesquisadores mais destacados deste território e foi presidente da União de Historiadores de Cuba.

npg/famf/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.