24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cinema espalha suas redes com outras artes na Feira do Livro de Cuba

Cinema espalha suas redes com outras artes na Feira do Livro de Cuba

Habana, 27 de abril (Prensa Latina) "O cinema espalha suas redes. Relação da tela grande com outras artes" é o texto apresentado hoje pelas Ediciones Icaic no contexto do 30º Feira Internacional do Livro de Havana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

A obra de José Alberto Lezcano está entre as propostas do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (Icaic) no grande festival de literatura de Cuba que também recebe o lançamento do volume Sergio Corrieri, más allá de memorias…, de Luisa Marisy.

A editora, que está prestes a completar 60 anos, apresenta-se no panorama literário cubano com um catálogo surpreendente por suas qualidades inclusivas e diversificadas, segundo o escritor e crítico Enrique Pérez.

Segundo suas avaliações, para esta casa não há barreira que nos impeça de explorar em busca das raízes do cinema no mundo e na vida, pois é aí que ele se encontra quando se trata de ser oportuno, criativo e eficiente.

Pérez elogiou as capas dos textos que “trazem a sublime evocação dos grandes marcos e figuras do nosso cinema cubano e revolucionário, sempre comprometido com os acontecimentos mais importantes”.

O romancista destacou a qualidade do editor de ser um “cronista fiel, investigador profundo, fantasioso inveterado e buscador incansável de caminhos expressivos que lhe permitam escalar todas as alturas, refazer qualquer distância em seu desejo de crescer, sobreviver, mesmo nos piores momentos”.

Segundo a pesquisadora, essas páginas habitam fragrâncias, texturas, sabores, experiências, sensações, luz e sombras, amor e ódio, exultação e morte, humor e terror que homenageiam figuras, momentos e obras indeléveis do nosso cinema.

O trabalho das Ediciones Icaic mostra que é possível criar uma coleção diversificada e interessante, capaz de capturar a essência da sétima arte e sua relação com outras manifestações artísticas, história, esportes, gastronomia e a própria vida.

Mas o trabalho do grupo não se concentra mais apenas no papel tradicional, como é visível nos sete novos títulos impressos da Feira, mas também no formato digital, que tem uma representação louvável no evento com 23 e-books e 10 audiolivros.

Entre os materiais que compõem o catálogo desta edição estão Cuando el béisbol se parece al cine, Norberto Codina; La historia en un sobre amarillo. El cine en Cuba (1948-1964), Iván Giroud y Verdad y mentira en el cine. El sentido de lo falso en F for fake, de Orson Welles.

Da mesma forma, destaca-se a obra Cien años de cine en Cuba (1897-1997), escrita pelo saudoso Ambrosio Fornet, um dos mais importantes críticos da nação caribenha e também colaborador na realização de emblemáticos filmes cubanos como Retrato de Teresa, do Pastor Vega . oda/yrv/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.