24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Rússia aposta na continuidade das negociações com a Ucrânia

Rusia, Lavrov, Ucrania, negociaciones, continuidad

Rússia aposta na continuidade das negociações com a Ucrânia

Moscou, 26 abr (Prensa Latina) O ministro das relações exteriores Sergey Lavrov assegurou que a Rússia está empenhada em continuar as negociações com a Ucrânia, apesar das tentativas do Ocidente de interromper o processo de paz, destacou hoje a imprensa local.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

“A crise na Ucrânia terminará com um tratado, mas seus parâmetros serão determinados pela situação atual das ações militares”, disse o ministro das Relações Exteriores em declarações à rede russa Pervy Kanal.

Lavrov criticou como nos últimos dias as autoridades de Kiev se retiraram de várias propostas alcançadas nas negociações de 29 de março em Istambul, uma situação que ele descreveu como “um grande retrocesso”.

Nesse sentido, repudiou a posição do Ocidente, em particular dos Estados Unidos e do Reino Unido, que recomendam que o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, endureça sua posição nas negociações com Moscou, sobre o qual Lavrov comentou que o apoiam porque eles esperam causar assim algum “dano irreparável” à Rússia.

A esse respeito, ele expressou que “a OTAN, de fato, entra em uma guerra por procuração com a Rússia e arma seus próximos”.

Diante desse cenário, alertou que as armas que o Ocidente fornece à Ucrânia serão “um objetivo legítimo” para as Forças Armadas russas.

Acrescentou que, como sinal do interesse dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte em manter o conflito entre Moscou e Kiev, houve a total falta de vontade de levar em conta os interesses legítimos da Rússia durante as negociações sobre garantias de segurança iniciadas em dezembro passado.

Lavrov argumentou que o Ocidente também nega à nação eurasiana o direito de defender suas próprias fronteiras e territórios onde os russos estão sendo oprimidos.

Ele lembrou que Washington abandonou quase todos os contatos com Moscou diante da operação militar especial na Ucrânia, e “agora a Rússia e os Estados Unidos não têm um canal de comunicação em que seus presidentes confiem”, disse ele.

Por outro lado, denunciou que Washington e seus aliados estão tentando “desvalorizar o poder de veto” no Conselho de Segurança das Nações Unidas e buscam criar uma plataforma alternativa à organização internacional com sua Cúpula pela Democracia.

Lavrov acrescentou que o Ocidente rejeita a proposta da Rússia de uma moratória mútua na implantação de mísseis de curto e médio alcance.

acl/odf/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.