24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ministro da Saúde cubano abre segundo dia da BioHabana 2022

Cuba, congreso, biofarmacéutica, ministro, salud

Ministro da Saúde cubano abre segundo dia da BioHabana 2022

Havana, 26 abr (Prensa Latina) Uma palestra do ministro cubano da Saúde, José Ángel Portal, abrirá hoje o segundo dia do Congresso Internacional BioHabana 2022, programado até a próxima sexta-feira.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

O programa divulgado pelos organizadores inclui a intervenção do responsável entre as 09h00 e as 10h00, hora local, e posteriormente, no Palácio das Convenções desta capital, a realização de diversos simpósios.

No quadro da Covid-19 (Controle e gestão de epidemias e preparação para pandemias), o diretor nacional de epidemiologia, Francisco Durán, vai falar sobre o comportamento da doença no país.

A Doutora em Ciências e Diretora de Pesquisa, Diagnóstico e Referência do Instituto de Medicina Tropical Pedro Kourí (IPK), María Guadalupe Guzmán, abordará o aparecimento e evolução de variantes genéticas do SARS-CoV-2 durante a epidemia na ilha.

O professor de economia Gabriel A. Picone, da Universidade do Sul da Flórida, elaborará o tema “Excesso de mortalidade por Covid-19 nos Estados Unidos e vacinas naquele país”.

Outros cenários permitirão intercâmbios relacionados à Imunoterapia do Câncer, Doenças Cerebrais, Indústria 4.0, Tecnologia Médica, Bioprocessos-Desenvolvimento e espaço de design, além de Novos modelos de negócios para setores de alta tecnologia.

Cerca de mil representantes de 51 países participam do encontro, cuja inauguração no dia anterior contou com a presença do presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

O secretário científico da comissão organizadora do evento, Rolando Pérez, em seu discurso de boas-vindas, especificou que com o congresso se busca fortalecer os contatos entre os setores acadêmico e empresarial, ao mesmo tempo em que fortalece o diálogo entre cientistas, tecnólogos e empresários.

O presidente do grupo empresarial BioCubaFarma, Eduardo Martínez, lembrou aspectos da história desse setor cubano na inauguração, destacando as conquistas alcançadas.

Atualmente, a indústria biotecnológica cubana está envolvida na fabricação de 996 produtos, dos quais 757 são destinados ao sistema público de saúde, com presença na produção de 60 por cento dos insumos da lista básica de medicamentos, explicou.

Estes, afirmou, são essenciais para os programas relacionados com o tratamento de doenças como o cancro, a diabetes e outras patologias.

Martínez destacou os 27 produtos desenvolvidos contra a Covid-19 no país e que foram vitais para combater a doença.

Com o slogan Ciência para uma vida saudável, o BioHabana 2022 reuniu não só personalidades científicas, mas também empresas dos setores de biotecnologia e farmacêutica do Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Venezuela, El Salvador, Peru, Paraguai, Argentina, entre outros países.

acl/znc/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.