19 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Guatemala viverá o segundo dia de uma greve plurinacional

Guatemala, jornada, paro, plurinacional

Guatemala viverá o segundo dia de uma greve plurinacional

Cidade da Guatemala, 26 abr (Prensa Latina) Membros do Comitê de Desenvolvimento Camponês (Codeca) realizam hoje seu segundo dia de greve multinacional contra a corrupção na Guatemala.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Com a medida da força, a organização rejeita o atual saque do governo de Alejandro Giamamattei, o aumento excessivo da cesta básica de alimentos e dos preços dos combustíveis, e pede à população que se manifeste nas ruas para pôr fim à impunidade dos funcionários públicos.

Os bloqueios em 25 pontos nas principais estradas do país começaram ontem e duraram a maior parte do dia até a desmobilização das forças do Codeca, em alguns casos mediados pela Defensoria dos Direitos Humanos em meio a uma grande mobilização de policiais e ações legais da Câmara de Comércio.

Este último, juntamente com outros setores empresariais, exigiu que Giammattei usasse a força para liberar os bloqueios, argumentando que eles impedem a livre circulação de pessoas e bens, e geram grandes perdas econômicas.

Entretanto, imagens de diferentes meios de comunicação confirmaram que em muitos lugares os bloqueios eram apenas uma forma de permitir a passagem em caso de emergência, o que não impedia longas filas de carros e um tráfego mais lento.

Diante de um ambiente hostil, o Ombudsman dos Direitos Humanos, Jordán Rodas, apresentou uma liminar ao Tribunal Constitucional para garantir a segurança dos manifestantes, a fim de impedir o uso da força.

Na opinião dos líderes do Codeca, o governo não lhes deixou outra escolha senão usar a força após esgotar espaços como coleta de assinaturas, protestos e pedidos de diálogo, sem ser escutado.

“Quando o povo não é mais ouvido, a única coisa que resta é uma greve para quebrar o sistema”, eles explicaram em seu chamado à população para se juntar à mobilização nacional.

Este não é um problema da Codeca, é da Guatemala e de todo o povo, eles insistiram em seu chamado.

acl/mmc/bm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.