28 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Grupos sociais e sindicatos iniciarão mobilizações na Colômbia

Colombia, colectivo, sociales, sindicales, movilizaciones

Grupos sociais e sindicatos iniciarão mobilizações na Colômbia

Bogotá, 26 abr (Prensa Latina) Vários grupos sociais, sindicais e políticos anunciaram hoje uma mobilização em caravanas e audiências populares em vários municípios colombianos até chegar a esta capital para comemorar o início da Greve Nacional em 28 de abril.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Eles percorrerão a rota de cinco regiões, desde Nariño, costa caribenha, Cauca, Norte de Santander e Santander, Valle del Cauca até chegar a Bogotá, confirmou o Comitê Distrital de Greve em comunicado.

As diferentes mobilizações que chegam à capital para comemorar o “28A de 2021” junto com as atividades organizadas de Bogotá e Cundinamarca consolidarão os processos de constituição de uma frente ampla o mais diversa possível que inclua setores populares, detalhou o Comitê.

A situação econômica, sanitária, ambiental, de abastecimento alimentar e de insumos agrícolas e derivados do petróleo aprofunda dificuldades sofridas em países dependentes, como é o caso da Colômbia, disse o grupo no texto.

“Este cenário obriga os povos a combater este estado de coisas e devemos fazer das mobilizações um espaço de formação e sensibilização de vastos setores populares e políticos dos territórios urbanos e rurais para lutar por um governo democrático”, sublinhou.

As comissões de frente ampla promovem uma campanha para eleger um governo democrático, que deve ser apoiado por ações populares organizadas de apoio permanente na construção coletiva e implementação de um programa baseado na justiça social, ressaltou.

A convocação para 1º de maio, dia internacional das lutas dos trabalhadores, aumentará a mobilização de 28 de abril contra as políticas públicas que aprofundam as crises que geraram 36 massacres e 133 lideranças sociais assassinados em 2022, disse.

Em 28 de abril de 2021, teve início na Colômbia uma greve nacional na qual milhões de pessoas dos mais diversos setores da população participaram contra as políticas do governo de Iván Duque, e se tornou a maior explosão social dos últimos 70 anos.

A violência da força pública contra os manifestantes foi um elemento que caracterizou aqueles dias de protestos, que duraram mais de dois meses.

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz confirmou que durante a greve nacional ocorreram 83 homicídios, 44 supostamente perpetrados pelas forças de segurança.

Além disso, houve 96 vítimas de lesões oculares, 35 por violência sexual por parte da força pública, 56 casos de problemas respiratórios por inalação de gás lacrimogêneo, 1.661 casos de violência física nas mãos de policiais e soldados, além de 2.053 detenções, ataques arbitrários contra manifestantes.

jcm/otf/cm

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.