24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Frente Ampla do Uruguai propõe medidas contra inflação e carestia

Uruguay, Frente Amplio, medidas, carestía, inflación

Frente Ampla do Uruguai propõe medidas contra inflação e carestia

Montevidéu, 26 abr (Prensa Latina) Preocupado com a situação econômica do Uruguai, o Frente Ampla (FA) propôs hoje ao governo um conjunto de propostas focadas em preços da cesta básica, salários e pensões.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Em apresentação pública após reunião da Mesa Política do FA, seu presidente, Fernando Pereira, apresentou informações que reafirmam o agravamento da desigualdade social no país.

“Há dados da economia nacional que mostram que alguns uruguaios acumularam nove bilhões de dólares em bancos estrangeiros e outros uruguaios se alimentam em panelas populares, enquanto outros trabalhadores e aposentados perdem seus salários, e outros vivem na pobreza”, disse.

Com relação aos preços, a força política da esquerda acompanhará o projeto de lei aprovado por unanimidade no Senado, que estabelece a eliminação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) sobre 19 produtos que devem ser estendidos ao gás doméstico por seis meses.

Ele defendeu a manutenção do preço dos combustíveis pelo menos até o final do ano para micro, pequenas e médias empresas e a redução temporária das tarifas sensíveis de energia elétrica para os setores mais empobrecidos da população.

O FA propôs um duplo aumento nas transferências monetárias para proteção social, e por um período de um ano para ajustar mensalmente o valor para alocação a famílias vulneráveis do Plano de Equidade estabelecido por governos anteriores do Frente.

Em relação ao salário e aposentadoria, ele propôs um “aumento imediato” a partir de 1º de maio para os servidores públicos e não como adiantamento para o reajuste de janeiro de 2023, que permite iniciar o processo de recuperação salarial.

Isto deve ser feito de forma escalonada com uma percentagem mais elevada para os salários mais baixos e que é “essencial” que seja feito no âmbito da negociação coletiva, aponta o documento adotado.

Também pede um aumento adicional do salário mínimo nacional e outro permanente para pensões menores.

acl/hr/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.