17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Investimento em ciência considerado insuficiente no Panamá

Investimento em ciência considerado insuficiente no Panamá

Cidade do Panamá, 25 abr (Prensa Latina) O investimento público em ciência, tecnologia e inovação no Panamá é de apenas 1% do Produto Interno Bruto, valor considerado insuficiente por especialistas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Dados da Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Senacyt) indicam que apenas cerca de 0,13% do PIB é investido nessa esfera neste país.

O relatório especifica que o Senacyt e o Gorgas Comemorative Institute for Health Studies, duas entidades que trabalham no enfrentamento à Covid-19, têm entre eles um orçamento de 91 milhões e 46 mil dólares.

Nesse sentido, o secretário nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eduardo Ortega Barría, disse ao jornal La Prensa que o Panamá é um dos países da região latino-americana e caribenha que menos investe em pesquisa e desenvolvimento.

Também considerou improvável que, durante seu mandato que vai até 2024, o atual Executivo cumpra o compromisso de atingir 1 por cento do PIB em investimento nesta área no âmbito do Plano de Ação das Forças de União.

Ortega considerou que a pandemia que assola o mundo não só provoca uma crise sanitária como também atinge duramente a economia e isso não contribui para o aumento em pesquisa, ainda que a ciência tenha claramente demonstrado demonstrado o seu valor na complexa situação.

Ele argumentou que a colaboração entre os diferentes setores do país (público, privado e acadêmico) é necessária para aumentar o investimento, aumentar a demanda por pesquisa e melhorar a gestão dos fundos para que essa seja ágil e eficaz.

Dados fornecidos pelo Senacyt indicam que, para alcançar o desenvolvimento científico ideal no país que dá nome ao famoso do canal, devem ser investidos cerca de 700 milhões de dólares por ano, dependendo do PIB.

jcm/ga/bj

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.