17 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Ex-primeiro-ministro português elogia maestria eleitoral de Lula

Ex-primeiro-ministro português elogia maestria eleitoral de Lula

Brasília, 25 abr (Prensa Latina) O ex-primeiro-ministro português José Sócrates afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera hoje com maestria o processo rumo às eleições marcadas para 2 de outubro no Brasil.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Para vencer as eleições, a esquerda precisa ampliar suas alianças em busca dos votos dos eleitores do centro, disse Sócrates em entrevista à TV 247.

E isso, na opinião do engenheiro técnico de profissão, é o que está fazendo o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT).

“Acho que Lula está liderando a próxima batalha muito bem, e não apenas muito bem, mas com uma responsabilidade e maturidade política que faltam em muitas regiões do mundo, como a França”, disse.

Para Sócrates, o ex-líder trabalhista enfrenta essa luta “como deve ser feita, antes de tudo, percebendo que é uma batalha contra a extrema direita”.

Ele disse que a cruzada é importante, “o que torna a questão da democracia, pluralidade e política sem violência sua principal prioridade”.

O ex-primeiro-ministro (2005-2011) afirmou que achava que sabia muito sobre o Brasil, “mas só comecei a conhecê-lo em 2015, quando pude ver a violência que a direita era capaz de usar contra o presidente Dilma (Rousseff), contra Lula”, assegurou.

Ele insistiu que foi “um choque para mim ver que a direita brasileira está sociologicamente muito próxima do fascismo”.

O político português afirmou ainda que o gigante sul-americano “precisa de um novo projeto político” e que Lula busca a conciliação para viabilizar esse propósito.

Ele ponderou a determinação de procurar o ex-governador de São Paulo Gerardo Alckmin para ser vice-presidente na dupla eleitoral do líder petista.

“Parece-me uma decisão que vai na direção certa, reconhecer que a esquerda não ganhará as eleições se não for capaz de construir um acordo social, que vá um pouco além da esquerda e capture o centro”, disse. .

Reintegrado na política após recuperar seus direitos em março de 2021, Lula buscará um terceiro mandato nas eleições de outubro depois de cumprir 580 dias de prisão e ter suas sentenças anuladas.

Nenhum outro candidato ao Palácio do Planalto (sede do Poder Executivo) ofusca aquele que encabeça todas as pesquisas de opinião, apesar das intenções de reeleição do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro.

mem/ocs/glmv

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.