23 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Avanços na biotecnologia cubana serão divulgados na BioHabana 2022

Avanços na biotecnologia cubana serão divulgados na BioHabana 2022

Havana, 25 abr (Prensa Latina) O Congresso Internacional BioHabana 2022, cujas sessões começam hoje no Centro de Convenções de Havana, torna-se o cenário ideal para divulgar os avanços da biotecnologia cubana.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Cerca de mil representantes desta e de outras 50 nações poderão conhecer os projetos biofarmacêuticos da ilha, que somam mais de 100 e dos quais quase um terço são vacinas.

Em declarações aos jornalistas, o diretor de Ciência e Inovação do grupo empresarial Biocubafarma, Rolando Pérez, informou que do total, os associados aos ramos de oncologia, neurologia e imunologia respondem por 63 por cento.

Além disso, dos cem produtos em desenvolvimento, 20 são potencialmente os primeiros de seu tipo, acrescentou.

Um dos mais inovadores, criado pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, é o CIGB-845, que está em fase III de ensaio clínico e já mostrou evidências de benefício clínico em pacientes com infarto cerebral.

Também mostrando sinais encorajadores contra a doença de Alzheimer está o NeuroEPO, desenvolvido pelo Centro de Imunologia Molecular, e o JM20, que, entre outros, tem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Durante o evento, também haverá uma palestra sobre os benefícios encontrados na aplicação da vacina Cimavax contra o câncer e o ensaio clínico que está sendo realizado em conjunto entre Cuba e Estados Unidos para tratar a doença terapeuticamente a doença pulmonar obstrutiva crônica.

A esta lista juntam-se o Savax, atualmente com estudos em curso para o tratamento do cancro do ovário e do carcinoma hepatocelular, e o Mutein IL2 NO – Alpha, com aplicações promissoras também na área da oncologia.

A eficácia da linha de produtos contra a Covid-19 desenvolvida pela BioCubaFarma, cuja contribuição foi significativa para o controle da doença no país, também terá eco durante o evento.

De acordo com as revelações de Pérez, durante o Biohabana está prevista a assinatura de novos acordos comerciais, bem como a promoção de relações científicas, dado o potencial de muitos territórios do continente no campo da medicina e da biotecnologia.

Dois ganhadores do Prêmio Nobel de medicina vão participar do encontro, que vai até a próxima sexta-feira, o imunologista americano James P. Allison e o bioquímico britânico Richard John Roberts.

Os organizadores também divulgaram que o evento sediará mais de 230 conferências presenciais e um número semelhante em formato virtual sobre Covid-19, tecnologia médica e indústria 4.0, além de inflamação crônica, câncer e autoimunidade, biotecnologia agrícola e doenças de cérebro.

Com o lema Ciência para uma vida saudável, também serão abordados temas como os processos regulatórios de medicamentos e vacinas, bioprocessos e inovação em novos modelos de negócios para setores de alta tecnologia.

jf/ifs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.