24 de May de 2022
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Cenas memoráveis

Cenas memoráveis

Washington, 24 abr (Prensa Latina) "Acho que este é o começo de uma bela amizade", diz Rick (Humphrey Bogart) ao Capitão Louis (Claude Rains) enquanto os dois caminham pela neblina, em um dos finais de filmes mais lembrados e citados de todos os tempos.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Mesmo quem nunca viu Casablanca (1942) reconhece a cena mencionada, uma das muitas partes marcantes desse clássico da sétima arte que permeou a cultura popular.

Desde os primórdios da história do cinema, além dos filmes na íntegra, são inúmeros os fragmentos que, por si só, conquistaram posição de destaque no imaginário coletivo de gerações, seja pelo seu marcante conteúdo dramático, pela excelência das atuações , as emoções que despertam no espectador, as reviravoltas da história ou a extravagância técnica.

São cenas e sequências cinematográficas que se tornaram emblemáticas, as primeiras que pensamos quando ouvimos o nome do filme a que pertencem.

Ao falar de momentos audiovisuais memoráveis, é quase impossível não falar da Escadaria de Odessa, daquele clássico indiscutível do cinema soviético e universal que é o Encouraçado Potemkin (1925).

Talvez essa seja a parte mais reverenciada e imitada do mundo do cinema, pois através de sua magistral montagem, o diretor Sergei Eisenstein conseguiu capturar e transmitir a tensão narrativa necessária em uma obra repleta de violência e desespero.

Muitas homenagens a esta obra de Eisenstein foram incluídas em obras posteriores na tela grande e na televisão, entre as quais se destacam as feitas por Brian De Palma em Os Intocáveis (1987), e por Francis Ford Coppola em O Poderoso Chefão (1972).

Este último filme também contém várias cenas míticas, desde o diálogo em que Vito Corleone (Marlon Brando) diz ao cantor Johnny Fontane (Al Martino) “Vou te fazer uma oferta irrecusável”, até a desagradável surpresa sofrida pelo produtor Jack Woltz (John Marley) ao encontrar a cabeça ensanguentada de seu amado cavalo puro-sangue na cama.

A dança realizada pelos personagens de Mia Wallace e Vincent Vega, interpretados por Uma Thurman e John Travolta no icônico filme Pulp Fiction (1994); o vôo de bicicleta de ET, o extraterrestre (1982); o ataque no chuveiro em Psicose (1960), ou a corrida de Rocky Balboa (Sylvester Stallone) pelas escadas do Museu de Arte da Filadélfia em Rocky (1976) são outros dos muitos momentos essenciais que o cinema nos proporcionou.

(Retirado de Orbe) / ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.